TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Marketing e Comunicação

Por:   •  1/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Jacareí

 2017

ESTUDO MERCADOLÓGICO.

Macro Ambiente

Transporte público ou transporte coletivo designa um meio de transporte do qual os passageiros não são proprietários. Os serviços de transporte público podem ser fornecidos tanto por empresas públicas como privadas.

Os transportes públicos numa cidade providenciam o deslocamento de pessoas de um ponto a outro na área dessa cidade. A grande maioria das áreas urbanas de médio e grande porte possui algum tipo de transporte público urbano.

Entre os anos 1994 à 2014, o número de pessoas que se desloca de ônibus no Brasil, diminuiu em 20%. Esse número caiu, pois, a população optou por outros meios de transporte: carros e motos.

O aumento do deslocamento por automóveis reflete o enriquecimento da população e a facilitação ao acesso à compra de veículos.

Atualmente em Jacareí, a frota de automóveis é de 86.385 veículos, 20.110 motos e 321 ônibus.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais elaborada pelo IBGE, revela que 96% das cidades brasileiras não têm um plano de transporte. Entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, quase 45% não têm um planejamento para o setor.O tipo de transporte também foi pesquisado. Menos de 1% das cidades tem metrô; 2,5% possuem trem; 38%, ônibus municipal; e em 67,7%, circulam vans.

Com o atual sistema, sete milhões de brasileiros, em todo o país, levam mais de uma hora de casa até o emprego. 

Conforme a Constituição Federal do Brasil de 1988, cabem aos municípios “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”.

O IBGE destaca que o planejamento integrado entre transportes, trânsito e sistema viário permite à prefeitura melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, devendo ser o "principal eixo da política definida no Plano de Transportes", ao diminuir o tempo e os custos dos deslocamentos e aumentar a acessibilidade às diversas regiões do município. 

Micro Ambiente.

A JacareíTransporte Urbano é uma empresa de grande porte, onde é formada internamente por outros grupos tais como administração, departamento de finanças, compras, contabilidade e outros mais.

Todos esses grupos têm impacto em planos e ações de marketing da empresa.

A empresa visa trabalhar de forma que possa atender a toda população de maneira rápida, segura e eficaz através de um itinerário planejado, onde todos clientes possam ser beneficiados.

Os fornecedores são empresas de manutenção de veículos, revendedores de peças automotivas como pneus, equipamentos de segurança, combustíveis etc. E também empresas que fabricam ônibus.

A JTU não tem no momento um concorrente direto dentro da cidade de Jacareí. Pois ela é a única empresa autorizada pelo município para efetuar esse tipo de transporte.

Os concorrentes indiretos do setor de transporte coletivo têm crescido bastante. No Brasil, a empresa UBER tem cerca de 13 milhões de usuários ativos e em Jacareí o Uber também é atuante.

Outro concorrente são as vans que assim como o UBER não são regularizadas pela legislação municipal mas atuam normalmente dentro da cidade.

Os taxis também são um forte concorrente indireto para a empresa JTU.

Análise Matriz SWOT


As estratégias para um planejamento através da análise SWOT devem manter os pontos fortes, e criar soluções para sanar os pontos fracos, na qual aproveite das oportunidades para proteger- se das ameaças. Desta forma, a organização poderá identificar os pontos fortes que ainda não foram utilizados e os pontos fracos que podem ser corrigidos. A Matriz SWOT possui as principais fraquezas e forças, oportunidades e ameaças.

Como força, pode-se destacar o fato de que a JTU é a única empresa fornecedora do serviço de transporte público na cidade, então possui certa credibilidade com o público, além disso, ela oferece para os passageiros os horários para facilitar a espera por muito tempo no ponto de ônibus e, disponibilizam no site para download, e também existe a opção para tirar duvidas e dar sugestões.

Como oportunidade, devido a sua credibilidade com o público, por não costumar aderir a greves ou outros problemas que parem o serviço de transporte público, a empresa pode expandir para outras cidades ou conseguir uma estrutura maior em sua sede para disponibilizar mais ônibus e atender seu público com mais precisão.

Assim como pode ser considerado uma oportunidade, também pode ser considerado como fraqueza a empresa estar localizada apenas em uma região. Pois pode ocorrer uma jogada da concorrência de uma empresa maior que queira investir na cidade, ou o público pode optar por outros meios de transporte.

Como ameaça, pode-se destacar a utilização do Uber, que vem ganhando um espaço cada vez maior, o aumento das passagens, além do consumidor que possui seu meio de transporte ou então aqueles que optam pela caminhada ou andar de bicicleta.

FORÇAS

FATORES ESTRATÉGICOS

PESO

CLASSIFICAÇÃO

TOTAL

Única Empresa

1

5

5

Disponibilidade de Horário

0,5

4

2

Credibilidade

1

5

5

OPORTUNIDADE

FATORES ESTRATÉGICOS

PESO

CLASSIFICAÇÃO

TOTAL

Estrutura

1

5

5

Localização

0,5

3

1,5

Expansão

0,8

4

3,2

FRAQUEZA

FATORES ESTRATÉGICOS

PESO

CLASSIFICAÇÃO

TOTAL

Concorrência

1

5

5

Lotação

0,3

2

0,6

Valor da Passagem

0,5

4

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com