TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

PATRÍCIA GONÇALVES

ORIENTADOR RESPONSÁVEL: RUI PENETRA

SUPERVISORA: CATARINA MENEZES


AGRADECIMENTOS

Antes de mais gostaria de agradecer à minha entidade de estágio, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em particular ao meu orientador Rui Penetra, à Andreia Correia que dispensou parte do seu tempo para me ensinar e acompanhar e, de uma forma geral, a todo o gabinete de comunicação.

Nunca poderia deixar de agradecer ao Instituto Politécnico de Leiria destacando a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais pelos três anos de formação. Desta forma, agradeço a todos os professores que me lecionaram e tive oportunidade de conhecer, em especial à coordenadora de curso e minha supervisora de estágio Catarina Menezes.

Por último e, de uma forma mais genérica, agradeço a todos os que me acompanharam neste percurso.


ÍNDICE

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I | A INSTITUIÇÃO

  1. O CONCELHO DE TORRES VEDRAS
  2. CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS
  1. MISSÃO E OBJETIVOS
  2. ÁREA DE COMUNICAÇÃO

CAPÍTULO II | ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 CLIPPING

2.2 NOTAS DE IMPRENSA

2.3 ATUALIZAÇÃO DOS PAINÉIS ELETRÓNICOS

2.4 COBERTURA DE PALESTRAS/SEMINÁRIOS

2.5 ACOMPANHAMENTO DE EQUIPAS DE REPORTAGEM

2.6 CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2014

2.7 REVISTA MUNICIPAL

2.8 OUTRAS ATIVIDADES

CAPÍTULO III | ANÁLISE DE PERCURSO

CAPÍTULO IV | REFLEXÃO CRÍTICA

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA

ANEXOS


INTRODUÇÃO

O estágio curricular é uma das etapas mais importantes da licenciatura e de preparação para o exercício de profissão uma vez que permite que o aluno coloque em prática os conhecimentos e noções teóricas adquiridos ao longo dos três anos de formação. Trata-se do primeiro contacto com o mercado de trabalho, ainda que com o devido acompanhamento do orientador de estágio, da instituição/empresa onde se está inserido, e de um supervisor da escola.

Quando comecei a considerar em que instituição ou empresa gostaria de realizar o estágio a minha ideia era ir para Lisboa e tentar a minha sorte numa grande cidade. Por questões financeiras rapidamente coloquei a ideia de parte e isto levou-me a colocar a hipótese de iniciar o estágio na terra onde cresci. Após três anos e meio a viver em Leiria apercebi-me que pouco ou nada sabia de Torres Vedras e que desconhecia a sua “vida” e as suas atividades. Desta forma, contactei a Câmara Municipal de Torres Vedras e no dia 6 de janeiro comecei a estagiar no Departamento de Comunicação da instituição.

O presente relatório descreve as 12 semanas de estágio que me fizeram crescer profissional e pessoalmente. O relatório está estruturado com todas as partes que constituíram o estágio: a instituição, a descrição das atividades desenvolvidas bem como a posterior análise do percurso e uma reflexão crítica de todo o processo.

O estágio terminou no dia 28 de março.


CAPÍTULO I | A INSTITUIÇÃO

  1. O CONCELHO DE TORRES VEDRAS

Limitado a norte pelo Concelho de Lourinhã, a nordeste pelo Concelho do Cadaval, a este pelo Concelho de Alenquer, a sudeste pelo Concelho do Sobral de Monte Agraço, a sul pelo Concelho de Mafra e a oeste pelo Oceano Atlântico, o Concelho de Torres Vedras conta com uma situação geográfica privilegiada rico em património cultural e ambiental.

No Concelho de Torres Vedras é possível encontrar terras ricas em policultura sendo o concelho com maior produção de vinho a nível nacional. A atividade agrícola, a indústria agroalimentar e metalúrgica e o comércio a retalho têm um papel preponderante para a economia regional.  

O litoral do Concelho tem um enorme potencial em virtude dos 20 km de praia, que reúnem condições para a promoção do turismo em várias vertentes. O Concelho também é rico em património cultural sendo que o destaque vai para o património ligado às Linhas de Torres, o conjunto de fortificações defensivas.

Quer o património cultural, quer o património ambiental são partes fundamentais do Concelho tornando-se fatores de atração primordiais.

Pertencente ao distrito de Lisboa e ao conjunto regional da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o Concelho conta com cerca de 80 mil habitantes distribuídos por 13 freguesias.

1.2 A CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

Uma Câmara Municipal é o órgão executivo de cada município português e o termo aplica-se a um conjunto de departamentos e serviços da administração municipal. Sendo responsável pela gestão quotidiana e planificação do rumo do concelho, a Câmara Municipal é composta por um presidente e por um número variável de vereadores. [1]

A Câmara Municipal de Torres Vedras é composta pelo presidente Carlos Miguel e oito vereadores responsáveis por variadas áreas.

1.2.1 MISSÃO E OBJETIVOS

A missão da Câmara Municipal de Torres Vedras passa por definir estratégias e linhas orientadoras para o desenvolvimento sustentável do Município, contribuindo para a afirmação da importância e competitividade do mesmo, através da execução de medidas e programas nas diferentes áreas da sua competência e promovendo a qualidade vida dos munícipes, em diálogo com as instituições e diferentes agentes de intervenção local.

A partir da missão, a Câmara Municipal de Torres Vedras instituiu vários objetivos: promover a constante qualificação dos serviços públicos, determinar as políticas municipais no âmbito do desenvolvimento sustentável, garantir a articulação dos diferentes serviços, assegurar a transparência dos processos e dos resultados através de uma administração aberta, direta e dialogante e, por último, desenvolver e consolidar redes de parcerias, fomentando o envolvimento e participação dos intervenientes locais, regionais e nacionais em projetos municipais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (95.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com