TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Rádio Jornal

Por:   •  20/11/2018  •  Resenha  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

Fichamento 5

Texto: A Pauta Jornalística Se Adapta Aos Novos Tempos Da Televisão Brasileira

Caroline Cardillo

O texto em questão gira em torno da ideia que relaciona a  emissão do conteúdo interativo e a relação com as novas mídias são aspectos abordados neste artigo, buscamos a aplicação dos conceitos interativos e/ou multimidiáticos que são aplicados aos telejornais. Uma pessoa compra o jornal, liga a televisão, sintoniza o rádio, ou acessar aos portais de internet para recorrer a informações do cotidiano.

 As características da notícia que fazem com que o conteúdo jornalístico seja qualificado para representar a realidade devem ressaltar alguns aspectos como: atualidade, novidade, veracidade, periodicidade, interesse público, proximidade, proeminência, curiosidade, conflito, suspense, emoção e consequências. O ideal (e o que devemos buscar é sempre o ideal) é que uma reportagem seja aberta a investigação, à descoberta, à constatação – e que contemple uma pluralidade de opiniões, de pontos de vista.

.

A escolha foi feita depois que se reparou a necessidade de organizar a execução da matéria de forma global, ou seja, utilizando os instrumentos da rede que atraem outros públicos e incute o telespectador no processo produtivo. Para esse público seria aconselhável uma abordagem mais próxima da sua realidade como economia doméstica, aumento da gasolina, ou de produtos alimentícios

.

Depois do debate de ideias os produtores saem a procura de personagens, fontes oficiais, autorização para filmar locais públicos, maiores informações sobre os temas escolhidos.

Paulo, da seguinte forma: Chama-se pauta tanto o conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia.

 

Precisa se preocupar em levantar enfoques diferenciados sobre os temas, buscar ângulos novos de abordagem, mostrar agilidade na identificação de novas tendências. A interpretação da realidade dessas pessoas são originadas devido à experiência de vida, colegas que atuam em outros ramos profissionais e que alertam para um fato, ouve a opinião das pessoas no supermercado, banco, ponto de ônibus, leitura de jornais, revistas e portais de internet.

 

Por exemplo, a população idosa tem crescido no país devido a melhora nos sistema de saúde tanto na prevenção quanto na descoberta de doenças.

Pautas que abordam qualidade de vida (atividade física, alimentação), histórias de vida, mudanças na previdência, rotas alternativas de viagem, entre outras abordagens.

Assim, fatores como tempo de execução, personagens, captação de imagens, pesquisa sobre o assunto e a importância daquela matéria para o perfil do público que assiste aquele telejornal.

Foi testemunhado pelo então editor de Economia Roberto Machado, que corretamente, insistia na importância de publicar um determinado item do relatório da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central. A pressão da edição, o espelho que deve ser preenchido ou está cheio demais, a equipe de reportagem que está atrasada entre outros problemas que o editor deve administrar durante o processo de produção.

Qualquer produto jornalístico se apóia sobre duas pernas: a dos temas factuais (que aconteceram depois da última edição do jornal – e que têm necessidade urgente de publicação) (...) Os temas factuais representam a “perna” mais forte do JN. Quando o pauteiro tem em mãos os dados do factual tudo fica mais fácil, mas em geral, os indícios são mínimos porque a polícia ainda se dirige para o local dos fatos e não revela os detalhes do fato.

 

No caso de um acidente de trânsito, as vítimas que sofreram lesões graves serão examinadas com certa brevidade depois que chegarem ao hospital, porém a imprensa deve esperar para divulgar qualquer tipo de notícia. A assessoria de imprensa do hospital, se público, depende do setor de comunicação da prefeitura, secretaria de saúde, ou atendimento do departamento médico para passar o estado de saúde do paciente.

Uma saída para o produtor é consultar um médico especialista para analisar o acidente e quais são consequências para aquela vítima, mas a sonora com a fonte oficial é o que os veículos de comunicação procuram para fundamentar a matéria, e nesses casos, é algo demorado. Se o repórter no momento em que estiver realizando a matéria perceber que a realidade não é a bem descrita na pauta, ele pode, sim, mudar o gancho e fazer a matéria de acordo com o que ele está percebendo na rua.

 

Ele deve, apenas, comunicar à chefia de redação ou ao editor-chefe do telejornal para o qual vai enviar a matéria, uma vez que o editor tem que estar ciente de como a matéria está sendo executada. Também, acontecimentos passados, mas que podem voltar a ser notícia, como por exemplo, depois de um ano do assassinato de alguém ilustre, vamos voltar a mostrar o caso e verificar se todas as pessoas já foram presas.

O ato de relembrar os fatos quando completam anos, ou meses, é uma alternativa que produtores utilizam para levantar o que foi investigado, reviver o caso com sonoras dos familiares e perceber até que ponto o trabalho da justiça chegou. Quando revivemos situações brutais tais como o caso Suzane Richtofen, o assassinato de Isabela Nardoni, e os estupros e homicídios de Francisco de Assis Pereira, “O Maníaco do Parque”, foram tão polêmicos para a opinião pública que a reprise é quase inevitável.

 

O produtor que acompanhou esses desdobramentos históricos adquire a percepção de como os rumos da investigação foi traçado e de que maneira poderá ser abordado depois de determinado tempo. Por exemplo, se o personagem ligou para a redação e está questionando sobre impostos abusivos na conta de água, a produtor averiguar com os órgãos competentes, e se a reclamação é pertinente e se estende para outros moradores, investe-se na produção da matéria.

Disso, o pauteiro pode sugerir as seguintes imagens: das contas antigas com a cobrança do imposto água saindo pela torneira da casa, mostrar pessoas limpando a calçada com o uso de mangueira, um jardineiro regando o jardim, entre outras ações, devem ser registradas para compor o conteúdo da matéria. O primeiro entrevistado é em um bairro de periferia, e o outro no centro, calcula-se o período de deslocamento, gravação de imagens, colheita de sonoras e tempo para memorizar o texto da passagem e gravar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com