TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Semiótica

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - CAMPUS WEST SHOPPING

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Disciplina: Comunicação e Semiótica    Professora: Rose de Figueiredo

Aluno: Rodrigo Ferraz da Silva Soares    MAT: 201408337657

Resenha de trechos do livro:

Semiótica, Informação e Comunicação

Rio de Janeiro, 23 de março de 2015.

Em seu livro “Semiótica, Informação e Comunicação”, o autor José Teixeira Coelho Neto, diz, como já tratamos em aula, que um signo representa algo para alguém (de acordo com Pierce). O livro também explica e exemplifica que hão diferentes tipos de signos, divididos em tricotomias, sendo elas apresentadas da seguinte forma: a segunda primeiro, por acreditar que ela ajuda na compreensão da primeira e da terceira; a primeira e a terceira.         

Na segunda tricotomia, o autor mostra que ela trata de uma relação signo-objeto e nela podemos ver a divisão dos signos em ícone, que diz que tem alguma semelhança com o objeto representado, o índice que é um signo que funciona indicando outra coisa com a qual está ligado, e símbolo que se refere ao objeto denotado com associação de ideias produzidas por uma convenção. Já na primeira tricotomia, que é apresentada depois da segunda, é uma relação signo-signo (diz respeito ao signo em si) e assim podemos ver a divisão dos signos como qualissigno - que é a qualidade de um signo -, sinsigno - que diz respeito a uma coisa ou um evento já existente (só pode existir através de uma qualidade, por isso relaciona-se com um ou mais qualissignos) - e legissigno - que é um evento ou lei estabelecida pelos homens. A terceira tricotomia  considera uma relação de signo pragmática e é divido em rema – é uma possibilidade, que pode ou não se verificar-, dicissigno – que é um fato, signo de uma existência real - e argumento – que é um signo de lei, corresponde a um juízo. O autor também exemplifica de forma bem clara as categorias de signos, que é a junção das três tricotomias, feita por Pierce, explicando-as. São elas: primeiridade, secundidade, terceiridade. A primeiridade diz respeito ao nível sensível e do qualitativo, a secundidade representa o nível da experiência, e a terceiridade refere-se ao pensamento, à razão.

O autor também dá exemplos de combinações das tricotomias, como: Sinssigno icônico, Legissigno indicial remático, Legissigno indicial dicente, e alguns outros, explicando-os sempre de forma bem clara.

É esclarecido de forma bem ampla os conceitos que trabalhamos em sala de sentido, significado, significação e também a divisão da segunda interpretante em emocional – onde a reação é imediata -, energético – onde há reações imediatas e dinâmicas - e lógico – onde a pessoa pode ter reações imediatas, dinâmicas e decisivas (finais).

Pierce apresentou em 1905 a lógica como sendo a teoria do pensamento deliberado, do pensamento controlado de modo a torná-lo objetivo. Pierce acreditava que a lógica deveria ser encarada como a ciência das leis dos signos.

O autor fala bastante também em asserção, que consiste em um ato onde o emissor dirige-se à um receptor através do uso de signos. E para Pierce a asserção mostra que o falante acredita naquilo que está sendo falado tendo em mente que a asserção está destinada a provocar uma crença ou conhecimento semelhante no ouvinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com