TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Toscani

Por:   •  13/9/2015  •  Resenha  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

‘A publicidade é um cadáver que nos sorri’

A obra ‘Publicidade é um cadáver que nos sorri’ do fotografo Oliviero Toscani mostra experiências já vividas pelo o autor durante sua carreira e também sobre muitas criticas pela sociedade referente suas campanhas, com temas polêmicos entre os assuntos sobre violência, AIDS e preconceito.

Nos primeiros capítulos da obra, Oliviero relata e faz criticas sobre repetições que existem na historia da publicidade, na falta de comunicação entre profissionais e toda a fascinação e encanto que usam para vender. Como um fotografo conectado ao assunto, deveria saber que alguns desses fatos que ele ofendeu foram o modo que a publicidade cresceu, se tornando independente de outros meios de comunicação na época. Se o objetivo é a venda, independente como, é o modo que acharam para impressionar o consumidor, fazendo com que o consumidor busque o produto seja pela sua beleza, luxo etc, não sendo falta de ética alguma, como o autor propôs ser incorreto.

No seguinte trecho que Oliviero Toscani fala que a publicidade não vende, e sim falsifica a hipnotização da felicidade, ele faz a seguinte critica de que a publicidade necessita seduzir ao mundo da fascinação do consumidor para que ele consuma o produto ou serviço, deixando para trás todo tipo de valores sociais e éticos, porém não é assim que acontece, já que ele defende os valores da sociedade com destino a publicidade. Em capítulos seguintes, sem medo Oliviero faz criticas a publicidade, fazendo pensarmos por que então ele se envolveu no meio da publicidade.

O autor monta uma lista com crimes envolvidos na publicidade referente a campanhas, ele diz que esse tipo de comunicação está “Sem força. Sem impacto. Sem sentido.” Não entendendo como um homem que viu a publicidade crescer, usando esse tipo de comunicação pode dizer isso. Ao passar de capítulos o autor vai rebatendo em trechos, lista alguns crimes envolvidos na publicidade, comenta sobre o numero de assaltos que acontece referente ao desejo que a publicidade tenta passar para o publico consumidor, querendo dizer que a população é influenciada pela publicidade. Sendo fato que precisa vender o desejo, para que se venda o produto ou serviço.

Toscani vê a publicidade como algo transformador da sociedade, vê os publicitários como algo de um meio vicioso. Como ele mesmo diz, não é vender para a empresa Benetton, e sim ter ideias através dela, nunca se preocupou em relação à reação do consumidor ao logotipo da empresa, e só querendo provocar quem visse o anúncio.

Oliviero Toscani é um fotografo italiano, que desde a infância possuía um olhar inovador e isso que o fez se destacar e abrir portas para seus primeiros trabalhos. Começou a trabalhar como fotografo publicitário na empresa Benetton, de onde deu inicio nos seus trabalhos polêmicos para além de vender os seus produtos, também transmitir uma mensagem impactante para o publico, além de criticar (de forma não direta) a sociedade moralista dos anos 90.

Suas propagandas revolucionaram a publicidade, sendo completamente o contrario da estrutura clássica e padronizada que já existia na época, tendo em vista que suas campanhas mostravam apenas uma foto impactante e o slogan.

AIDS, violência nas guerras, discriminação racial e social foram alguns dos temas abordados pelo fotografo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com