TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Vera França

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 4

UNI-BH

Curso JORNALISMO

JEICIMAIRE LEAL

RESENHA

VERA VEIGA FRANÇA

PARADIGMAS DA COMUNICAÇÃO: CONHECER O QUE?

BELO HORIZONTE

2016

Resenha

Paradigmas da comunicação: conhecer o que?

O texto Paradigmas da Comunicação (2012) de Vera Veiga França que é doutora em Ciências Sociais e professora do Mestrado em Comunicação Social, fala sobre o objeto da comunicação abrangendo as definições, teorias, paradigmas. A autora decidiu tratar o assunto por causa da experiência que possui na área, interesse em participar do desenvolvimento das teorias e metodologia da comunicação e também porque o assunto não é muito tratado, pelo menos não como deveria. E explicou os dois sentidos que a levou pensar dessa forma, dizendo:

De um lado, é como se tratasse de questões muito antigas, há muito resolvidas ou a muito descartadas reminiscências de um momento já passado. Um segundo sentido que pode ser percebido diz respeito a falta de relevância de tal debate: com tantas questões e aspectos mais atuais, mais estimulantes, mais “glamorosos” para estudar sobre a comunicação, seria perda de tempo ou um movimento estéril esse de pensar o estatuto teórico da área. (França, 2013, p. 2)

Começando a falar sobre os objetos da comunicação, são eles: os meios de comunicação e o processo comunicativo. A autora cita os meios de comunicação de massa como um objeto de observação de grande visibilidade e impacto que segundo ela é a presença da comunicação midiática, o desenvolvimento das tecnologias da comunicação.

No texto Vera diz que a origem dos estudos da Teoria da Comunicação se iniciaram no século XX, foram destinados ao surgimento do rádio e televisão, e só foi evidenciado com a aparição das mídias digitais e das redes telemáticas. Os objetos de comunicação são constituídos e a disposição do olhar e intervenção do homem, assim gera o problema de eleição, já que se desdobram em várias dimensões que crescem em caminho próprio.

O texto fala que os meios de comunicação não podem influenciar nos aspectos da vida social.  Assim o objeto não pode ser definido como objeto de estudos, caso se fosse feita alguma pesquisa para analisar a influência dos meios de comunicação nas questões sociais. Porque não denota um terreno de apenas uma disciplina. E o processo comunicacional não pode ser fechado no campo da tecnologia se esses processos também são práticas comunicativas com relações sociais.

A autora fala sobre objeto da Teoria da comunicação os processos comunicativos e diz: “ Trata-se aqui, igualdade (ou até mais), de um objeto de grande amplitude, que pode ser encontrado em todas as dimensões do mundo biológico, social, e mesmo do mundo físico. ”  Vera França, 2013, p 5-6.

De acordo com o texto de Vera, a comunicação não pode definida a coisas no mundo, mas pode se identificar como formas de conhecer essas coisas. Tem sua natureza comunicativa e constrói o próprio conhecimento.

Existem vastas formas de estudos e pesquisas que desenvolveu a Teoria da comunicação, o texto afirma que é chamada de “ Escola Americana” os autores e livros que lidam com a Teoria. Segundo o texto os autores e escolas que participaram do início da construção dos estudos das Teorias Comunicacionais, foram: a Escola de Chicago e o interacionismo simbólico da primeira metade do século XX, na França R. Barthers, Edgar Morin, Itália U. Eco, década de 70 latino – americanos, Escola de Birminham década de 60, McLuhan.

Alguns dos estudos desenvolvido pelos autores e escolas citadas acima são destacados por serem votadas para comunicação interpessoal, de um âmbito mais social do cotidiano. Outra estuda mais a cultura de massa. Já outros estudam o papel dos meios de comunicação, visando o público, audiência e recepção.

Além desses estudos existem vários outros que podem falar sobre a Teoria da Comunicação, são referências que vem crescendo com vários aspectos e em diversos temas para serem observados e analisados. Com esses estudos ajudando na argumentação da teoria em debates que por sua vez é convocada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com