TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de teoria da comunicação

Por:   •  17/8/2017  •  Ensaio  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “A onda” retrata a história de um professor que é obrigado a dar aula de autocracia, matéria a qual ele não se identifica, o professor Rainer recebe muita resistência de seus alunos por ser uma disciplina considerada desinteressante para eles, diante ao desafio de ministrar essa matéria e com o desinteresse dos alunos, Rainer decide então elaborar uma forma prática de ensino.

Em forma de aula prática o porfessor deu início a um tipo de ditadura em sala de aula, criando uma espécie de sociedade dentro da turma. Começando a responder com interesse a esse método os alunos criaram então um nome, um uniforme, um logotipo e até uma saudação do grupo denominado “a onda”, porém o que foi no inicio um simples trabalho em sala de aula foge do controle quando os alunos integrantes da “a onda” começam a persuadir grandes massas prara que entrassem no movimento, foi aí que o professor, sua esposa e uma pequena quantidade de alunos perceberam que o grupo estava se tornando uma monaraquia absolutista e ditatorial. Ogrupo não respeitava mais os limites da escola e começou a atingir o ambiente social da cidade, com pixações e até agreção contra os que nao pertenciam ao grupo.

O grupo apresentava alguns pontos relacionados com tópicos da teoria hipodérmica, entre eles eram a restrição de variedade de opiniões onde o grupo seguia apenas uma regra para todos fechado-se para novas ideias, para qualquer situação a ideia era sempre uma única predominante, algumas estratégias de persuasão de massa foram adotadas como em regimes totalitários (facismo, nazismo).

Vendo as proporções catastróficas que o grupo havia tomado o professor convocou uma reunião secreta com todos os membros e simpatizantes do grupo. Com a intenção de acabar com o grupo o professor adotou um método de mostrar o quão estavam cegos com seus ideais, ordenou então que levassem ate o palco um membro que nao corcordou com algumas ideias do grupo e pediu prara q todos os membros ali presente decidissem o que fazer com o suposto traidor, todos gritaram que o destino do traidor deveria ser a exclusão do grupo e assim o professou conseguiu mostrar na pratica o quão manipuladora é a autocracia e que aquilo que começou como um trabalho em sala deveria ter um basta.

Um aluno obsecado que não aceitava o fim do grupo sacou uma arma atirou em um colega e apontou para o professor, vendo que se atirasse perderia o líder de seu amado grupo o aluno apontou para sí e cometeu suicídio na frente de todos. O professor Rainer foi preso logo após o ocorrido culpado pela catástrofe causada pelo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com