TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Sociologia da Comunicação

Por:   •  18/9/2019  •  Resenha  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMÃO TOP SOCIOLOGIA

GUIDDENS

Descontinuidades da modernidade - modos de vida produzidos pela modernidade nos afastam de todos os tipos tradicionais da ordem social.

Segurança e Perigo, Confiança e Risco - trabalho moderno repetitivo, maçante, com potencial destrutivo em relação ao meio ambiente. Totalitarismos estão cometidos nos parâmetros da modernidade. Industrialização da guerra refuta a tese de que o industrialismo geraria ordem. Mundo moderno repleto de perigos, perda de crença no progresso.

Sociologia e Modernidade - A modernidade no âmbito das instituições seria multidimensional. Para guiddens o problema da ordem deve ser uma problema de distanciamento do tempo-espaço, as sociedades modernas entrelaçadas com conexões que perpassam o sistema sociopolítico de estado e ordem cultural da nação.

Modernidade, Tempo e Espaço - Culturas pré-modernas tinham formas de calcular o tempo naturais, vinculadas ao tempo e lugar (como orientar-se de que parte do dia estamos apenas olhando para o sol), após a descoberta do relógio mecânico temos a padronização em escala mundial dos calendários e do tempo. “ a coordenação através do tempo é a base do controle do espaço”. Condição para o desencaixe

Desencaixe - Deslocamento das relações Sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço. Mecanismos de desencaixe: Fichas simbólicas e Sistemas Peritos. Fichas simbólicas são meios de intercâmbios que podem ser circulados, que independente de qualquer condição, será o que é, exemplo o dinheiro, independente de quem o porta, sempre será dinheiro, moeda de compra e venda, assim como o voto, não interessa quem está votando um voto tem o mesmo peso e significado para a eleição, independente de quem veio, são padrões universais. Sistemas Peritos são sistemas de excelência técnica ou competência profissional que organizam grandes áreas dos ambientes material e social, exemplo de um aeroporto, é um conjunto de sistemas peritos que tudo que têm nele foi construído e pensado por profissionais no assunto, não temos medo por exemplo de subir uma escada mesmo sabendo que em tese ela pode cair, confiamos no profissional que a projetou. Seriam os dois, mecanismos de desencaixe porque dependem da confiança, experiência de que geralmente os sistemas funcionam.  

Confiança - estado contínuo, está relacionado a ausência de tempo-espaço, não está vinculada ao risco, não se confunde com fé.

Reflexividade da Modernidade - característica de toda ação humana, a modernidade dá origem a  uma nova forma de reflexividade. Práticas sociais constantemente examinadas e reformadas à luz da informação renovada sobre estas próprias práticas, alterando seu caráter.

Modernidade ou Pós-Modernidade - pós-modernismo: literatura, artes plásticas e arquitetura.. Pós-modernidade: sem certeza, historia destituída de tecnologia, nenhuma versão do progresso pode ser defendida, nova agenda social e política surgiu com a crescente projeção das questões ambientais e de novos movimentos sociais.

Globalização da Modernidade - intensificação das relações sociais em escala mundial, ligam localidades distantes, acontecimentos locais são moldados por eventos a milhas de distância e vice-versa. Processo dialético

Confiança e Modernidade - nação de desencaixe com a de reencaixe, relações verdadeiras mantidas através de conexões sociais de co-presença, desenvolvimento da fé nas fichas simbólicas e nos sistemas peritos.

THOMPSOM

Mercantilização das Formas Simbólicas - Formas simbólicas: arte, subjetividade do produto que se está comunicando, fala, etc. Meios Técnicos: Telefone. Por exemplo a fala, a duração desta forma simbólica, depende do meio técnico que for usado nela, se for usado um telefone, ela dura até o momento que a pessoa que recebeu a ligação pode ouvir ou quiçá lembrar do que foi dito, já se o meio técnico for por exemplo um áudio gravado no whatsapp, ele tem duração quase que eterna, a pessoa pode sempre ouvir quando quiser.

Comunicação de Massa - Difusão e não comunicação. Relações sociais interferem na interpretação das formas simbólicas, por isso digamos que não existe uma comunicação de massa, pois existem ruídos que interferem quando recebemos essa comunicação. O que importa na com. de massa não está na quantidade de indivíduos que recebem os produtos, mas no fato de que estes produtos estão disponíveis em princípio para uma grande pluralidade de destinatários.

ORTIZ

Mundialização e Cultura - emergência de uma sociedade global.

Cidadãos Mundiais - mesmo quando não nos deslocamos o mundo chegou até nós.

Mundialização - está relacionado ao aumento das atividades econômicas com relação à extensão geográfica.

Globalização - é uma prática mais complexa voltada ao mercado e as estratégias mundiais. “ se aplica a produção, distribuição e consumo de bens e de serviços organizados a partir de uma estratégia mundial e voltados para o mercado mundial”.

Cultura Mundializada - corresponde às mudanças estruturais dentro da sociedade que não são feitas imediatamente. Esse tipo de cultura não causaria homogeneização social, tampouco acabaria com as outras manifestações. Não seria mais a produção em massa que orienta a estratégia comercial, mas a exploração de mercados  segmentados(produtos personalizados, como carros onde você escolhe até a cor do banco).

Internacionalização - aumento da extensão geográfica das atividades econômicas através das fronteiras nacionais.

Globalização da Atividade Econômica - é uma forma avançada e complexa da internacionalização, é qualitativamente diferente.

Sociedade Global - Seria um “macrocosmo dos macrocosmos sociais”, possui originalidade e uma vida própria. Cada espaço é marcado por valores particulares e por uma mentalidade coletiva modal. O mundo seria um mosaico, composto por elementos interligados, mas independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com