TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Twitter e Produção Jornalística: Um Estudo de Caso Sobre a Aprovação do Impeachment de Dilma Rousseff

Por:   •  10/9/2018  •  Artigo  •  6.075 Palavras (25 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 25

Twitter e produção jornalística: um estudo de caso sobre a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff

Lara Francielly Santos Tavares[1]

RESUMO 

O presente trabalho se propõe a analisar a dinâmica da plataforma online Twitter na produção e disseminação de notícias sobre a aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Afinal, as interações sociais entre usuários e jornalistas nas redes sociais têm modificado e alterado as rotinas de produção jornalística. Os veículos de comunicação são influenciados e pautados por temas evidenciados nas plataformas online, alterando as tendências comunicacionais e comportamentais dos veículos e jornalistas. Esse trabalho discute como o Twitter tem sido um suporte na busca de informações a serem pautadas pelos jornalistas, no que tange à aprovação do impeachment datada em 17 de abril de 2016. Questionando o papel do jornalista nesse novo cenário comunicacional, no qual as notícias são pautadas com base na hipertextualidade, interatividade e dinamicidade das informações. A metodologia foi feita sob a ótica da observação participante, na qual os perfis do Twitter dos jornais O Globo e Folha de São Paulo foram monitorados entre os dias 16 e 18 de abril, período que antecede e sucede a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, acontecimento histórico no Brasil. Conclui-se que os perfis retrataram predominantemente sobre o tema, que teve maior repercussão no dia posterior à votação. Por um lado, a pesquisa demonstrou a necessidade social dos usuários em expor ideias e anseios, o que foi retratado nas manchetes de jornais impressos, bem como no online. E por outro, denota o papel social do jornalismo em pautar o que é de interesse da audiência.

Palavras-chaves: Twitter. Produção Jornalística. Impeachment.

ABSTRACT

This study aims to analyze the dynamics of the online platform Twitter in the production and dissemination of news about the approval of the impeachment of President Dilma Rousseff. Social interactions between users and journalists on social media have changed and changed the journalistic production routines. The media outlets are influenced and guided by issues evidenced in online platforms, changing communicational and behavioral tendencies of the media and journalists. It is for this work to discuss how Twitter has been a support in the search for information to be guided by the journalists, in the case study on the adoption of impeachment on the date of 17 April 2016. Questioning the role of the journalist in this new communicational scenario where the communication scenario is ruled based on hypertextuality, interactivity and dynamism of information. The methodology was made from the perspective of observant research, in which the Twitter profiles of newspapers O Globo and Folha de São Paulo were monitored between 16 and 18 April, a period that precedes and succeeds impeachment vote of President Dilma Rousseff , historical event in Brazil. It is concluded that the profiles portrayed predominantly on the subject, which had a greater impact on the day after the vote. On the one hand, research has shown the social need for users to expose ideas and longings, which was portrayed in the newspapers headlines, as well as online. And on the other hand, denotes the social role of journalism in guided what is of interest to the audience.

Keywords: Twitter. Journalistic Production. Impeachment.

INTRODUÇÃO

As interações sociais que ocorrem no espaço virtual têm acarretado significativas mudanças nas rotinas de produção jornalística. A internet tornou-se um canal legítimo de troca e busca de informações entre os usuários. Com o jornalismo não foi diferente. A dinamicidade e agilidade com que as notícias são postadas nas redes sociais têm alterado e modificado a formato de produção, apuração de disseminação de notícias pelos veículos de comunicação. Somado a isso, o espaço virtual potencializou o alcance e amplitude de informações.

Esse artigo propõe uma discussão sobre o uso do Twitter pelos jornalistas e sobre suas implicações na rotina de produção jornalística. O universo da comunicação jornalística é atingindo diariamente com a efusão de informações veiculadas pelas plataformas online. Surgindo assim, o questionamento sobre o papel do jornalista nesse novo cenário comunicacional, se o jornalista é pautado pelas redes sociais, em especial, o Twitter. Cabe a esse trabalho debater como foi a veiculação de notícias sobre a aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff votada no dia 17 de abril de 2016.

O procedimento metodológico desta pesquisa consistiu na pesquisa de observação participante, onde foram monitoradas as publicações nos perfis do Twitter dos jornais O Globo (OG) e Folha de São Paulo (SP) entre os dias 16 e 18 de abril de 2016, isto é, avaliou-se o dia anterior, durante e o posterior à votação feita pelos deputados na Câmara Federal, em Brasília-DF. A pesquisa buscou analisar as notícias publicadas sobre conteúdos gerais e conteúdos sobre o impeachment.

As plataformas online facilitam o acesso a informações no espaço virtual, condensam acessos e publicações que podem ter, potencialmente, maior quantidade de visualizações e compartilhamentos. Assim acontece com os jornalistas na rotina de produção da notícia, a internet, por meio das redes sociais tornaram uma espécie de “fonte”, onde se pode buscar informações relevantes, apurar dados e ganhar tempo para o cumprimento do deadline.

O Twitter explora e modifica os formatos jornalísticos tornando os leitores mais críticos e ativos. Nos comentários são emitidas opiniões sobre o assunto, que fica registrado no perfil do veículo e pelos retweets, compartilha-se a notícia mesclada com sua opinião, que é lançada para mais leitores. Num cenário anterior às novas tecnologias, os veículos de comunicação possuíam maior legitimidade para pautar o que seria notícia ou não, dentro das informações “quentes” e “frias”.  Atualmente, as redes sociais têm exercido o papel de gatekeeper, já que os jornalistas e editores, na maioria dos casos, apresentam em reuniões de pauta, informações e casos da internet que tiveram repercussão no espaço virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (421.5 Kb)   docx (682.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com