TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você Tem Cultura?

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade FUMEC– FCH – Publicidade e Propaganda – 3H

ANTROPOLOGIA – RESUMO “Você tem cultura?” Roberto da Matta

Lucas Roque

Marina Reis

Estranho o fato de uma mesma palavra reportar a vários sentidos, pode não ser sentidos literais, mas sentidos individuais para cada um. A palavra cultura é um exemplo, ela remete a significados diferentes para cada pessoa, mas será que realmente temos um único sentido para essa palavra?

 O texto discutido em questão se baseia em dois sentidos que essa palavra toma e discute as noções que essa palavra traz e o quão importante é entendê-las para a vida em sociedade, o primeiro contexto que essa palavra se encaixa é de sofisticação, ou seja, a educação e a sabedoria que cada pessoa adquire. Esse sentido esta voltado para títulos, acumulo de informações de dados e situações, ou ate mesmo o nível de leitura que a pessoa tem as escolas que frequentou os diplomas, ou seja, esse termo muitas vezes é confundido com a palavra “inteligência”, pois se julga a cultura que a pessoa tem pela quantidade de informações que ela sabe, sejam elas do âmbito que for (livros já lidos, línguas fluentes, raciocínio logico, noção de historia).

Nesse sentido, a cultura é colocada como uma forma de classificar as pessoas, chegando a ser até de tom discriminatório, pois difere o nível de cultura por sexo, idade, profissão, nacionalidade e etnia. Exemplos claros desse tipo de distinção são “Os jovens não tem nem senso de cultura”, por não terem se formado completamente como adultos, ou até “os negros não tem cultura alguma”, pelo fato das raízes históricas do negro ter sido explorado e não poder muitas vezes por causa de racismo ter as mesmas oportunidades de estudo que os brancos, e ainda “os franceses são cultos”, por serem de um país muito desenvolvido.

Ocorre certa rotulação das pessoas só por ser quem são sem ligar para o que realmente ela vive e o ambiente que vive e o que ela faz. Até mesmo se colocar referencia a humanidade, por serem diferentes ou não se conhecer e viver de perto certas tradições, por exemplo, “Os indígenas não tem noção de como é viver em sociedade” ou colocar que esse modelo de vida dos indígenas é atrasado e não é levado a serio, sendo que quem a rotula assim nunca vivenciou a realidade desse grupo.

O sentido da palavra cultura se restringe muito a “inteligência” não se abrange mais que isso, uma forma muito fechada de ver a sociedade na abrangência que tem.

A noção da palavra cultura pode ser ligada a palavra “personalidade”, cada um tem um modo de ser, de agir, desde pequenos somos moldados por onde passamos pela forma que temos que agir e ser, e o principal gestor desses moldes são os ambientes em que vivemos e as pessoas com quem convivemos, e as pessoas e os meios formam uma cultura, na relação entre os dois, esse é outra noção que a palavra remete.

A cultura, vale daquilo que somos e o que fazemos, vem de dentro, por exemplo, os indígenas, são sim ricos pela cultura que tem, sim! Cultura é nesse sentido toda a historia da tribo, desde crenças e os trabalhos que realizam, por exemplo, pintar o corpo com imagens que tem significados é a cultura deles é como vivem todo grupo social tem sua própria cultura e reúnem pessoas com o mesmo ideal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com