TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Algo da Vida

Por:   •  11/5/2016  •  Ensaio  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE ESTUDOS BETH HAKAM

BACHAREL EM TEOLOGIA

Maria do Socorro Rabelo Nascimento

ESBOÇO DE PSICANÁLISE (1940 {1938})

TÓPICOS:

I – A mente e o seu funcionamento;

II – A teoria dos instintos;

III – O desenvolvimento da função sexual;

IV – Qualidades psíquicas;

V – A interpretação de sonho como ilustração.

SÃO LUIS – MA

2016

Freud, Sigmund. Esboço de Psicanálise (1940 {1938}).

Capítulo I: A mente e o seu funcionamento, “O aparelho psíquico”.

        Segundo a psicanálise, a nossa vida mental é o nosso psique. E também temos o cérebro que registra os atos da nossa consciência.

        O id é uma ação psicológica onde todo desenvolvimento de cada individuo acontece, também temos informações desconhecidas. O id passou por um processo especial de transformação, originando assim lugar ao ego.

        O ego tem como característica ação muscular, e movimento voluntario e auto preservação, acontecimentos externos se armazenam na memória, evita estímulos intensos, mediante fuga.

        O ego busca o prazer e evita o desprazer, em determinado tempo ele deixa o mundo exterior, e sai para uma estação de sono, esta organização transforma-se em energia mental.

        A infância que é um período de dependência e crescimento do ser humano, deixa pra traz a formação do ego, e se prolonga a influência, este é o super ego. Supõe-se que o super ego é presente no período de dependência na infância.

Capitulo II: A teoria dos instintos.

        O id tem o verdadeiro propósito da vida. Ele não pode ser responsabilizado por nenhuma situação perigosa que geram ansiedade.

        O ego tem como missão descobrir meios que não causem danos ao mundo externo. O super ego função principal, limitações das satisfações.

        Instinto, força existentes presumidas por nós por trás das tensões, pelas necessidades do id. O instinto pode mudar de objetivo se deslocando, e pode substituir-se mutuamente transferindo-se para dentro.

        Em relação ao instinto destrutivo, seu objetivo é levar o que tem a vida a um estado inorgânico (morte) nas funções biológicas, a uma contradição de um contra o outro, ou a uma combinação mútua.

        O Eros ou instinto do “______” não de pode esta fórmula aplicar. Já na fórmula biológica ou combinam-se ou comportam-se um contra o outro, ou então uma combinação mútua.

        O instinto enquanto está interno ele gera morte, só podemos avaliar quando é exteriorizado com destruição avaliada. Quando uma pessoa deixa a raiva dominar o seu procedimento, seu comportamento, seu interior, está se volta contra si mesmo, agride, bate, porém muitas vezes queria fazer isto aos outros.

        O individuo muitas vezes luta, e morre internamente de seus conflitos e também de lutas sem sucesso, pois não tem condições de se adaptar com os problemas que surgiram. Não conseguimos dizer com exatidão o comportamento da libido no id e super ego. No ego toda a cota da libido está armazenada, o qual é denominado narcisismo primário.

Capítulo III: O desenvolvimento da função sexual.

        A função sexual consiste em uma busca do sexo oposto, em satisfação do órgão sexual. Existem como introdutórios beijos, abraços, também através de olhares e desejos de possuir o sexo oposto, geralmente este aparecimento surgi na puberdade.

Porém existem indivíduos que são atraídos pelo mesmo sexo, são práticas pervertidas, totalmente longe das práticas normais.

A psicanálise no seu desenvolvimento contra diz opiniões populares sobre a sexualidade. A vida sexual do individuo, inicia-se logo após o nascimento. Faz uma distinção necessária entre sexual e genital.

Sexual inclui atividade que não tem nada a ver com os órgãos genitais. A vida sexual tem função de obter prazer, esta é colocada a serviço da reprodução. Algumas descobertas na infância, atividades corporal que antigos preconceitos poderiam chamar de sexuais.

A boca é o principal órgão a surgir como zona erógena, e ela faz uma exigência de libido à mente. E depois, durante a fase de nascimento ocorrem impulsos sádicos.

A terceira fase é a fase fálica, que é a fase final, o órgão que se sobre sai nesta época é o masculino (falo enquanto o “_________” permanecem desconhecidos e se rende a teoria de cloaca, teoria com justificação genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com