TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

  1. FILOSOFIA E ÉTICA (FAA124)

UNIDADE 1

ATIVIDADE 1

  1. Professor(A) Ministrante: NELSON MATOS DE NORONHA

Tutor(A) à distância: LÍLIAN REJANE NERY DIAS

Tutor(A) presencial: LÍLIAN REJANE NERY DIAS

Nome do Acadêmico (A): KARINA MEDEIROS PIRANGY DE SOUZA

MANAUS 3 - AMAZONAS

2018

Discutir a realidade e conflito faz parte da nossa reflexão filosófica e do nosso dia-a-dia.

"O filósofo não inventa a realidade, mas interpreta a realidade em que vive. Ele eleva a um conceito o que é real. (...) O filósofo faz perguntas do tipo: o que é realidade? Como a realidade é? Porque a realidade é assim? Ele procura a essência, o significado e a origem do que quer conhecer. Essência é aquilo que torna uma coisa aquilo que ela é.(...)"

Assista o filme Matrix 1 baseando-se nele e na temática acima escreva uma resenha de no mínimo 1 e no máximo 2 páginas refletindo sobre: O Que é realidade no contexto da gestão pública?

Data máxima de entrega em: 15/03/2018

Esta atividade está dentro do grupo de atividades (N1)

RESPOSTA

Em constantes falas, é presente o uso do termo realidade. A fim de embasar o texto, fora utilizada leitura complementar e foi inerente notar que se trata de um termo/ palavra e/ou conceito com extrema complexidade.

Do latim realitas isto é, “coisa”, o conceito para esta palavra depende, basicamente, da importância que se dá ao papel dos sentidos na compreensão a cerca do mundo, pois realidade é considerada o conjunto de coisas existentes e, também, as relações entre estas coisas.

Por este motivo, o que é realidade para um, pode não ser para o outro, a partir do momento em que cada pessoa dá valor/ importância diferente às coisas. De acordo com Platão (2011), o que nossos sentidos observam são a pura realidade, nesse contexto, é indispensável um entendimento e uma interpretação própria e individual do sujeito.

Considerando a questão relativa a gestão pública e ilustrando com o filme Matrix 1, indicado para nortear a atividade, analisa-se que:

A Gestão Pública, para alguns indivíduos, existe como uma Matrix. É capaz de mostrar somente o conveniente para a população, na intenção de sempre aparentar precisão e certeza em suas atitudes e incapaz de apresentar exemplos e modelagens de Gestão diferenciada (comparando outros lugares) que obtiveram melhores resultados e eficiente ao ponto de transformar a vida das pessoas para melhor.

A população espera que na Gestão Pública venha a surgir um Neo (Messias), capaz de transportar a população de Matrix para a realidade de forma a permitir que cada indivíduo seja capaz de avaliar as suas “realidades” a partir de seus entendimentos e que não permita que ninguém venha a manejar suas mentes ao apresentar imagens/ dados/ informes que direcionem a interpretação de realidade desta população para uma “ilusão inteligente e artificial que manipula suas mentes”.

Em conclusão, o filme que está baseando esta atividade vem clamar para que se tenha atenção, principalmente, à ignorância. Neste aspecto, a população e, especialmente, os gestores públicos tem o dever de estarem vigilantes, pois “o que estamos enxergando ou ouvindo pode não ser real”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com