TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Por:   •  27/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Avaliação a distância 1 – 2016.2

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO                

Coordenador (a):         ADRIANA DE ALMEIDA

Aluno (a): Lucília do Nascimento Martins

Matrícula.: 16212080245

Polo: Paracambi      

Tutor presencial: Elza Neves      

PARTE I

Criada no século XIX como o objetivo de dar conta dos processos sociais que ocorriam na Europa, a Sociologia se consolidou como uma ciência que explicou diferentes fenômenos da sociedade contemporânea. Considerando as discussões e os materiais didáticos utilizados nas duas primeiras aulas, responda as questões a seguir.

Questão 1: Assista aos vídeos postados na plataforma, leia o material escrito e responda:

  1. O que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)

Para Durkheim, Fatos sociais é um conjunto de regras e normas coletivas que determinam a ação individual. Tudo que é coletivo, exterior ao indivíduo e coercitivo, está nas representações que são os estados da consciência coletiva, e não os estados de consciência individual, uma vez diferentes por natureza.

  1. A partir da definição do item anterior, indique um fenômeno social contemporâneo que pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua escolha. (1,5)

A não depilação é um fenômeno social, e é levantado por alguns grupos feministas. Aqui no Brasil há um mito que pelos sejam sinônimo de desleixo e sujeira. Algumas mulheres têm cada vez mais aderindo a uma espécie de corrente que clama pela liberdade de não se depilar, isso gera críticas, pois as mulheres foram condicionadas a tratarem seus pelos e cabelos como um marcador social.

  1. De que modo, o exemplo das crianças em uma escola de Águas de São Pedro mostrado no vídeo sobre Durkheim, indica o processo de construção dos indivíduos como seres sociais? (1,5)

O vídeo mostra o grande esforço das crianças, em compreender as regras, uma disposição de se integrar ao grupo, num espírito de adesão sentindo que fazer parte de alguma coisa faz bem. Aprender a respeitar as regras, aprender a amar o grupo do qual você faz parte e começar a refletir sobre essas regras que devem ser aprendidas desde muito cedo.  Demonstrando como o homem é um ser social e a escola como instituição social, ela ensina, incentiva, preparando todos para a vida em comunidade.

  1. De acordo com Karl Marx, como as relações de produção definem o lugar ocupado pelos indivíduos na sociedade? (1,5)

Para Marx as relações sociais estão fundamentadas na produção, onde relação indivíduo e sociedade não estão separadas do fator econômico. De modo que cada indivíduo ocupe uma posição social de acordo com a sua parcela na produção e na apropriação da produção.

O modo de produção capitalista corresponde à relação social entre duas classes, a burguesia que explora a massa trabalhadora, que não acumula capital, só é proprietária da força de trabalho. Sendo assim, vemos a definição de cada indivíduo na sociedade.

  1. De acordo com o vídeo sobre Marx, porque Sabaúna exemplifica o funcionamento do modo de produção capitalista? (1,5)

A população de Sabaúna vive em torno da fábrica, tal como as cidades industriais do século XIX. Sabaúna para Marx, essa seria uma cidade operária, que em seu funcionamento, a mesma contava com uma ferrovia, que servia para o transporte da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (267.2 Kb)   docx (418.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com