TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Cultura

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A definição de Cultura, para a sociologia, é de tudo aquilo que o ser humano produz. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais e conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Só o homem possui cultura. Todas as sociedades, por mais simples que sejam, possuem sua cultura, ou seja, sua forma de agir, pensar e se expressar. Vale ressaltar também que não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
  2. Segundo Brym, o “kit de sobrevivência” é composto por três elementos, sendo eles: a capacidade de abstração; a capacidade de cooperação e a capacidade de produção.

O primeiro diz respeito a capacidade humana de criar ideias gerais ou formas de pensamento relativos a exemplos particulares, ou seja, a capacidade de criar símbolos.

Já a cooperação refere-se a capacidade de criarmos uma vida social complexa por meio do estabelecimento de normas, ou maneiras geralmente aceitas de fazer as coisas.

Produção, refere-se a nossa capacidade de fazer e utilizar ferramentas, de forma que possamos extrair o que queremos da natureza e proporcionar mais conforto.

  1. Etnocentrismo é um conceito definido como a visão demonstrada por alguém que considera seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, logo, em um plano mais importante que as demais culturas e sociedades.

O relativismo cultural é uma corrente de pensamento ou doutrina que tem como objetivo entender as diferenças culturais e estudar o porquê das diferenças entre culturas distintas. Enquanto o etnocentrismo tem uma vertente de confronto, o relativismo aborda as diferenças de uma forma apaziguadora.

É importante destacar que o relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferente cultura.

  1. A cultura promove a coerção social, isto é, o conjunto de hábitos, ideias, crenças morais e leis que regem o modo com o qual os indivíduos de determinada sociedade se relacionam. O indivíduo que vai contra as coerções de determinada sociedade, ira sofrer sanções. Essas sanções podem ser preconceitos, tortura psicológica, torturas físicas, prisão e até mesmo a morte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com