TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da educação e seu condicionamento pela cultura

Por:   •  8/3/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução da educação e seu condicionamento pela cultura

        A educação é um assunto muito debatido pela a humanidade desde seus primórdios, e acompanhando a evolução do homem em transição por varias culturas, podemos observar a influencia condicionada por tais culturas. Para o filosofo francês Rousseau todo homem nasce bom, mas é corrompido pela sociedade e seus costumes em sua convivência como podem ver em sua obra Emilio, pela qual se propõe que a criança seja criada até seus vinte e cinco anos isolada da sociedade, uma vida no campo e que fosse ensinado determinados assuntos em idades especificas até a criança estar pronta para a inserção na sociedade.

        O principal motivo desse estudo é constatar baseado em estudos, uma persuasão da cultura e costume na educação do homem, mostrando em suas atitudes a adesão de tais conhecimentos. E para isso é necessário um acompanhamento de alguns períodos importantes para formação e evolução da educação do individuo, como por exemplo: o período da Grécia antiga, a educação cristã, entre outros.    

        A educação grega estava centrada na formação integral, corpo e espírito, a ênfase da educação se demandava mais, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar. Quando não existia a escrita, a educação era dada pelas famílias seguindo a tradição religiosa, os jovens da elite eram deixados a cargo dos preceptores. 

         No período medieval a educação e a Igreja tinham relações muito estreitas, se utilizando da fé cristã, com as instituições eclesiásticas que enquanto acolhiam os oradores, eram as únicas delegadas a educar, a formar, a conformar. Da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação, organizavam-se as instituições e programavam-se as intervenções, como também nela se discutiam tanto as práticas como os modelos. Práticas e modelos para o povo, práticas e modelos para as classes altas, uma vez que era típico também da Idade Média o dualismo social das teorias e das práxis educativas, como tinha sido no mundo antigo.  .

        Ai esta dois modelos diferentes de culturas sobre a educação que querendo ou não influencia as pessoas a focarem em seus ensinamentos e dogmas, sendo assim possível uma dificuldade em aceitar outras questões culturais. Ao analisar tais culturas teremos condições de constatar com uma maior precisão o condicionamento que elas causam ao ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com