TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Linguagem

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Filosofia da Linguagem

Lista de exercícios II

1 – No contexto do debate epistemológico, qual a diferença entre a falsidade e a mentira?

2 – A que tipo de ação, segundo Habermas, corresponde o ato perlocucionário?

R. O ato perlocucionário, visa influenciar, obter sucesso, portanto, é ação estratégica.

3 – Explique o princípio D (de discurso) da ética, de acordo com Habermas.

R. É nesse ponto que a teoria de Habermas distingue-se das teorias de Rawls e de Kant. Habermas afirma que estes autores não levam em consideração a função das normas morais na prática comunicativa cotidiana, que é a de funcionarem como padrões para a restauração de uma convivência perturbada ou ameaçada. É em um contexto de tensão que surgem as argumentações morais, as quais precisam servir como pautas para o estabelecimento de um consenso, o qual somente pode ser atingido a partir de um esforço de cooperação.
Esse esforço de cooperação, de levar a sério as diferenças valorativas existentes entre os vários participantes e de encontrar uma saída que satisfaça otimamente aos interesses de todos, é uma atividade que não pode ser pensada monologicamente, ou seja, que não pode ser feita por uma pessoa isolada. Os valores das outras pessoas não podem ser identificados por uma abstração feita a partir dos meus valores pessoais. A resolução de um conflito dessa natureza somente pode ser feita a partir da identificação de uma vontade comum, fruto de um acordo efetivo entre os participantes.

4 – O que são atos de fala locucionários, ilocucionários e perlocucionários?

R. Para Austin o ato ilocucionário realiza uma ação pelo dizer algo a alguém num contexto, tais como o ato de fala de afirmação, de promessa, de ordem, de pedido. O ato perlocucionário provoca um efeito no ouvinte pelo fato de dizer algo que o impressiona, o amedronta, o satisfaz.Habermas vê um hiato entre o aspecto ilocucionário e o perlocucionário, justamente porque apenas atos ilocucionários levam a entendimento e atendem a pretensões de validez (ação comunicativa); o ato perlocucionário, visa influenciar, obter sucesso, portanto, é ação estratégica.  

5 – Explique detalhadamente É nesse ponto que a teoria de Habermas distingue-se das teorias de Rawls e de Kant. Habermas afirma que estes autores não levam em consideração a função das normas morais na prática comunicativa cotidiana, que é a de funcionarem como padrões para a restauração de uma convivência perturbada ou ameaçada. É em um contexto de tensão que surgem as argumentações morais, as quais precisam servir como pautas para o estabelecimento de um consenso, o qual somente pode ser atingido a partir de um esforço de cooperação.

 Esse esforço de cooperação, de levar a sério as diferenças valorativas existentes entre os vários participantes e de encontrar uma saída que satisfaça otimamente aos interesses de todos, é uma atividade que não pode ser pensada monologicamente, ou seja, que não pode ser feita por uma pessoa isolada. Os valores das outras pessoas não podem ser identificados por uma abstração feita a partir dos meus valores pessoais. A resolução de um conflito dessa natureza somente pode ser feita a partir da identificação de uma vontade comum, fruto de um acordo efetivo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (715.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com