TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Por:   •  19/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO

MAIKON MEIRA DA COSTA

TRABALHO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM

GUARAPUAVA 2016

Sobre o Sentido e a Referência

Embora não tenha tido um prestígio em vida, Gotlob Frege é considerado o pai de todas as direções que a filosofia analítica possui hoje, sua preocupação fundamental consistiu em explicitar os conceitos e pressupostos básicos da matemática, ou em outras palavras esclarecer os fundamentos da matemática, dentro disso buscou uma conexão entre a filosofia e matemática, para tanto a linguagem comum, dita natural, não dava conta destas questões. Deste modo o filósofo construiu uma linguagem artificial, baseada em símbolos, com a qual fosse possível exprimir com a devida exatidão todas as formas linguísticas.

Dentro disso esta dissertação terá por objetivo analisar um pouco da filosofia da linguagem de Frege, adentrando a problemática que se refere a questão da semântica do filósofo, abordando a distinção que se faz entre sentido e referência, está discussão está presente em um texto de 1982 intitulado Sobre o Sentido e a Referência que a enfâse dada por Frege é na linguagem e não tanto na lógica e na matemática. A questão se coloca a partir da seguinte frase: “È, pois, plausível pensar que exista, unido a um sinal (nome, combinação de palavras, letras), além daquilo por ele designado, que pode ser chamado de referência(Bedeutung)”[1]

O contexto desta discussão se dá em torno dos sinais que desempenham o papel de um nome próprio, pois o filósofo parte da afirmação de que os nomes próprios representam objetos. Mas isso apresenta um primeiro problema para Frege, pois se substituirmos os nomes próprios de uma determinada frase, por outros que tenham um significado igual, podemos mudar toda a significação desta frase.

A partir desta problemática Frege chega a conclusão de que os nomes próprios possuem duas funções ligadas a semântica. A primeira é a de que eles denotam um objeto, ou seja, fazem referência a um objeto. A segunda é que tais nomes exprimem um sentido. Em síntese a conclusão que se faz disso é que todo nome possui um sentido e também designa algo.

A semântica está de forma intrínseca ligada a significação, a significação por sua vez está ligada tanto ao sentido como a referência de uma frase, a frase por sua vez possui uma determinada estrutura semântica, que está relacionada não só com o sentido da proposição, mas também com outros atributos que convergem para sua interpretação, ou seja, para o significado que está comporta. Isso é semântica moderna, podemos ver que certos princípios são semelhantes ao de Frege.

No livro do Manfredo, é descrito que a linguagem humana é constituída de três dimensões. A primeira é colocada como a dimensão signativa, é a expressão linguística, a forma como a nossa linguagem se manifesta, os sinais linguísticos, a escrita. A segunda é colocada como dimensão objetiva e faz referência aos objetos que são designados pela linguagem, e a última é dimensão significativa, que está ligada a dimensão do sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com