TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia de Santo Agostinho

Por:   •  14/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Olá professor, estou enviando o trabalho de Santo Agostinho, como esta sem tempo de verificar as tarefas no blackboard, agradeço muito sua atenção para resolver essa questão.

Aluna: Agatha C Taveira

Curso: Psicologia, manhã

Turma: A

Questão:

1. No fragmento do livro O livre-arbítrio, Santo Agostinho trata do problema do mal, derivando-o do livre-arbítrio humano. Com base no texto, comente por que as Quatro Virtudes Cardeais são importantes para se permanecer na boa vontade e assim conquistar a vida feliz. Além disso, responde também porque Santo Agostinho afirma que “os homens são voluntariamente infelizes”

Resposta:

 As Quatro Virtudes Catedrais são importantes para permanecer o sujeito no caminho da boa vontade enquanto nela o mantém, complementando: a força o torna firme e íntegro  contra as coisas materiais enquanto a justiça fornece o que é justo a cada pessoa. A cautela (prudência), por sua vez, concede ao indivíduo a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado a respeito do que lhe seja necessário e do que deve ser deixado para trás. Encerrando essa parte, a temperança distancia as pessoas do pecado e das paixões.

 Para Santo Agostinho, que foi influenciado pelo neoplatonismo, (corrente filosófica importante da Antiguidade tardia), a qual defendia que tudo o que existia era de natureza divina, manter-se vivo de uma forma virtuosa é uma opção do próprio indivíduo e que necessita de dedicação para permanecer em integridade na vida. Portanto, o conseguimento da vida feliz deve ser conquistado com seu esforço e não ganha e mantida através da vida digna (virtuosa). Não seguir essa vida é nada menos que uma opção sua.

 Santo Agostinho busca, em sua obra encontrar uma causa para o mal, depois de chegar à conclusão de que a origem do mal está no livre-arbítrio da vontade humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com