TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Medieval - Santo Agostinho

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - CFCH

cURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

DarTAIAN FREIRE DA SILVA

Introdução A Santo Agostinho

Rio Branco - AC

2018


Dartaian FREIRE DA SILVA

História da Filosofia Antiga Medieval I

Síntese apresentada no curso de Filosofia  como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina História da Filosofia Antiga Medieval I, ministrada pelo Professor Dr. Carlos Paula de Moraes.

Rio Branco - AC

2018


INTRODUÇÃO

        Nos diálogos de Santo Agostinho, no qual são os primeiros escritos do filósofo de sua produção literária. Atribuindo ao autor o seu “período filosófico” durante os quatro anos das tais produções, onde o qual aborda os mais variados temas: a verdade, a felicidade, a ordem, a imortalidade e a grandeza da alma, a existência de Deus, a liberdade do homem, o problema do mal, entre outros. Fazendo valer a sua conversão ao cristianismo, indo muito mais além do batismo, conduzindo o cristianismo como ideal filosófico na contemplação e busca pela verdade.

        

        Agostinho em meio ao contexto de suas primeiras obras, no caso a chamada: Contra os Acadêmicos, por meio desta, irá combater o ceticismo que julgava as ortodoxias da igreja como inúteis. Vale ressaltar que o ceticismo acreditava na existência de Deus, porém em um Deus místico, onde a obra trata-se do embasamento teológico.

        Sua segunda obra é a chamada de soliloquia, por meio desta obra, Agostinho se auto interroga, sendo o diálogo do autor com a própria razão, ao dialogar consigo mesmo, ou seja, a razão será sua mestra e Agostinho se torna o discípulo e nesta relação a razão prevalece sempre. Partindo deste princípio, ele irá tornar o diálogo produtivo relacionado a fé com a razão, embora distintos os dois elementos não são opostos um do outro, pelo contrário, eles se complementam.

        

        

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com