TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Sabedoria Filosófica nos Conceitos da Vida Moderna.

Por:   •  25/3/2020  •  Monografia  •  10.700 Palavras (43 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 43

Faculdades Integradas Jacarepaguá

Sgnorelli Instituto de Gestão Educacional

Gaspar Donizete Fernandes

Curso: FILOSOFIA

A Influência da Sabedoria Filosófica nos Conceitos da Vida Moderna.

Uberaba-MG

2011

Gaspar Donizete Fernandes

A Influência da Sabedoria Filosófica nos Conceitos da Vida Moderna.

Uberaba- MG

2011

Faculdades Integradas Jacarepaguá

Sgnorelli Instituto de Gestão Educacional

A Influência da Sabedoria Filosófica nos Conceitos da Vida Moderna.

Gaspar Donizete Fernandes

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Filosofia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Sgnorelli Instituto de Gestão Educacional.

________________________________________________

Professor Orientador e Avaliador; Robson Silva Macedo.

Uberaba- MG,

2011

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a meus filho Wilker e Yure Afonso Fernandes, Mariele e Marcela Luiz Fernandes e a minha  nora Marcela, Pela paciência e compreensão, e ao senhor dos mundos pai criador e a Jesus mestre e amado, pois tua graça que tornou tudo isso possível de ser realizado.

AGRADECIMENTO

 

        Em primeiro lugar ao grande criador do Universo, fonte de luz e energia inesgotável, o meu Pai Celestial, pois a realização deste trabalho não se vez unicamente pela minha exclusiva dedicação e esforço, mas pela graça e benevolência deste meu Pai, que me concedeu todas as habilidades necessárias para a concretização deste objetivo e que acima de tudo me deu forças, mesmo quando nem eu acreditava que seria capaz.

        Às pessoas fundamentais de minha vida, que são muitas, não especificarei nomes seria injusto de minha parte esquecer-se de alguém, mas de certa forma todas estas contribuirão fortalecendo o meu espírito, e por muitas vezes abdicando até mesmo de minha companhia, para que este meu sonho de vida se realizasse não faltou destes compreensão, paciência, incentivo e o apoio incondicional, em especial a minha família. Aos meus colegas de trabalho pela força, aos meus amigos graduandos, (em especial á Mariângela Luiz), que neste caminhar agregaram muito valor ao meu trabalho e minha vida e nesta convivência e troca de experiências tornaram-se parte de minha família, aos mestres que mais do que lições me ensinaram a arte de vencer, me tornaram uma pessoa melhor, em especial a Mestra. Magda Aspia Fontinele. A um anjo em especial, que tem sido minha estrela guia, fonte de minha inspiração e por ter acreditado em mim e em meu sonho. Ao meu orientador, Profs. Robson Silva Macedo, pelo auxílio nas metodologias e na solução de problemas, e também por acreditar em meu trabalho. A empresa CODAU, na pessoa de Eng. Jair Alves de Oliveira, pelo apoio e crédito em minhas competências e habilidades. Como visto a realização e concretização deste trabalho, até hoje um dos maiores sucessos e conquistas de minha vida, porém acredito será o primeiro de muitos outros que virão, não foi unicamente mérito de minha pessoa, mas carrega a contribuição de todas estas pessoas especiais que tive oportunidade de conhecer e conviver.

A todos, Muito Obrigado

 

“Em minha busca de respostas para a pergunta da vida, senti-me exatamente como um homem perdido em uma floresta”. 


(Leon Tolstoi)

RESUMO

O espiritismo surgiu no século XIX na França, inicialmente atraindo pessoas pelos fenômenos chamados de mesas girantes. Tendo como princípio a imortalidade da alma, possível comunicação com os mortos e a reencarnação.

O estudioso e pedagogo francês Léon Denizard Rivail, conhecido com o pseudônimo Allan Kardec, que foi grande responsável pela divulgação da nova doutrina e a codificação dos estudos espíritas, por meio de sua obra “Livro dos Espíritos”, também autor de várias obras sobre o tema.

Seu nome era muito respeitado devido à seriedade que tratava o assunto, sendo um constante pesquisador e estabelecendo métodos científicos para o assunto. Após algumas controvérsias ocorridas em solo europeu, sobre seus conceitos, o espiritismo desembarcou no Brasil através do estado da Bahia, carregado de misticismo e influência da cultura negra, chamada de africanismo brasileiro. Podemos afirmar que o lado religioso, foi importante e responsável por manter os três aspectos da doutrina, a ciência, a filosofia e a própria religião.

Contudo, para o espiritismo prosperar, necessitava de outros elementos, neste momento a FEB (Federação Espírita do Brasil), principalmente na figura de Bezerra de Menezes, o qual deu credibilidade e a importância religiosa que se destaca hoje. Tomando a parte científica de confirmar a vida após a morte, o lado filosófico-religioso é fundamental na experiência de sustentar a humanidade de pé e otimista, onde embasado por uma religião cristã sem dogmas, os homens precisavam aprender a amar uns aos outros e ter como início a prática da caridade. Contudo uma síntese, constando que o espiritismo mais brasileiro, com suas influências, firmou-se no, trazendo grande importância religiosa e cultural que se iniciou no século XIX e está presente e crescente nos dias de hoje, aonde a figura de Chico Xavier, veio estabelecer e fortalecer a doutrina espírita no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.6 Kb)   pdf (406.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com