TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interrogações Filosóficas Sobre o Conhecimento

Por:   •  3/8/2022  •  Seminário  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

[1]Leonardo Longhi Fahning

Sistema COC. Interrogações filosóficas sobre o conhecimento. Módulo 2, Formação Geral de Filosofia. In: Coleção Infinito. São Paulo: Editora COC, s/d. p. 226-230.

Palavras chave:

conhecimento; filosofia; antropologia; teoria.

Resumo:

 Após Atenas assumir posição política e cultural central no mundo filosofia deixa de ser limitada apenas as questões cosmológicas e expandisse para o exame de diversos problemas da humanidade, constituindo um vasto repertorio de temas. Alguns desses temas se trata do estudo do metafisico ou ontologia, que foi iniciado por Parmênides de Eleia que substitui as antigas preocupações filosóficas pelo “conceito de ser”.

 Com essa conversão antropológica Platão e Aristóteles se baseando nos estudos de filósofos anteriores, produziram complexos sistemas filosóficos que recuperaram questões cosmológicas e se aprofundaram nas investigações metafisicas, antropológicas, éticas e políticas, trazendo a teoria do conhecimento (gnosiologia), a filosofia da linguagem e a estética. Com o surgimento da ciência moderna o conhecimento cientifico, a filosofia da história e a filosofia da mente também são anexados a filosofia.

 Contrapondo ao pensamento místico surge o logos que estão sempre sujeitas a analise, ao exatamente racional, assim para resolver problemas sobre a origem do conhecimento são criadas duas linhas interpretativas diferentes: o racionalismo (Platão) e o empirismo (John Locke). Sendo o dogmatismo a interpretação sem a análise crítica.

Citações diretas:

“A realidade consiste exclusivamente no ser, que é uno, eterno e imutável” Parmênides de Eleia (Pág. 226)

“Os racionalistas confundem conteúdo com capacidade racional, uma vez que os seres humanos, na verdade, nascem com habilidade de raciocinar, mas não com ideia em sua mente.” John Locke (Pág. 229)

“As opiniões dos seres humanos jamais são falsas ou verdadeiras, ou seja, não podemos atestar a verdade ou a falsidade de uma declaração sobre o mundo.” Pirro de Élis. (Pág. 230)


[1] Estudante do 1º do Ensino Médio do Colégio Social de Valença disciplina Filosofia Base Nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com