TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATUREZA DA FILOSOFIA E SUAS DOUTRAS

Tese: A NATUREZA DA FILOSOFIA E SUAS DOUTRAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A filosofia na educação nos ensina a questionar as bases da educação. Deve-se preocupar com o ser humano que será educado, que educação desenvolver para atingir esse ser humano? Quais são seus objetivos? Quais desafios ele precisa enfrentar para que ele seja formado, se construa enquanto cidadão e profissional?

O objetivo da filosofia é justamente construir um saber que seja integral, completo, que compreenda o ser humano e a sociedade em todas as suas dimensões.

Esse é o objetivo dessa ATPS, propor uma reflexão sobre a educação. Para isso serão analisados os seguintes temas: - Dificuldade de implantar a filosofia no currículo escolar. O aluno não está acostumado com uma educação que o leve a questionar, pesquisar.

- As desigualdades na educação de ensino médio propedêutico e ensino profissionalizante, fazendo com que o ensino médio deixe de ser atraente para a maioria dos adolescentes, há uma urgência de que esse conteúdo passe por mudanças.

- A indústria da cultura que invade a sociedade e as escolas, prejudicando a educação, trazendo uma grande responsabilidade para o educador, no sentido de orientar as crianças e adolescentes a questionarem e filtrarem as informações recebidas pela mídia, e de usarem os meios de comunicação em seu benefício.

- A teoria de Bourdieu, que ao frequentar a escola, percebe que ela passa a ideia da classe dominante, manipulando a classe inferior, pois os conhecimentos que a escola transmite não tem ligação com o cotidiano da classe dominada.

A NATUREZA DA FILOSOFIA E SEU ENSINO

A natureza da filosofia encontra dificuldades ao modo como ela é ensinada no Brasil. Alega-se que alguns dos planos de ensino da matéria resultam de incompetência para assumir a natureza aberta e especulativa da filosofia e se explica como pode ensinar filosofia de um modo que faça merecer sua natureza aberta.

Defendem-se dois conceitos principais que são:

- Primeiro: Compreender a natureza aberta e especulativa da filosofia é um requisito fundamental para um entendimento fértil de seu ensino.

- Segundo: Para um entendimento fértil do ensino de filosofia é indispensável diferenciar cuidadosamente as competências completamente filosóficas da informação histórica, e a compreensão filosófica eficaz dos textos filosóficos da simples compreensão.

A filosofia se diferencia das demais matérias como a história ou matemática, por exemplo, por expressar outros resultados consensuais. A maioria dos problemas centrais para a filosofia continuam em aberto, não existe grandes respostas consensuais sobre se temos ou não livre arbítrio, se Deus existe, etc. Isso não significa que em outras matérias não tenham problemas em aberto, mas em filosofia existem muito mais problemas em aberto do que resultados consensuais.

O que é filosofia e seus princípios fundamentais

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais estéticos. Filosofia é uma palavra grega que significa “amor à sabedoria”. Pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, é diferenciada da religião, pois é baseada na razão e não na fé, muitas perguntas da filosofia não podem ser respondidas com experimentos, apesar de ter alguma semelhança com a ciência.

A filosofia pode ser dividida em vários ramos:

A metafísica

Ontologia

Cosmologia

A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, a filosofia do trabalho está relacionada às questões como a ética.

A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades dessa disciplina no currículo escolar.

A filosofia é importante para buscarmos respostas para tantas perguntas e questionamentos que temos em nossa vida. E é esse nosso buscar de conhecimento que nos possibilita o racionalismo.

A filosofia como disciplina escolar é de grande valia para o ser humano em busca de ética e valores morais.

Por ela apresentar-se como uma disciplina “aberta” faz com que os alunos fiquem mais críticos e pensadores, talvez, por isso que sua implementação seja prejudicada. Outras disciplinas contem fórmulas, às vezes mais que uma para obter respostas para suas questões. A filosofia leva o aluno a refletir sobre os significados das coisas sempre pensando e estimulando o conhecimento em um todo.

A INDÚSTIA CULTURAL INVADE A SOCIEDADE BRASILEIRA

A Indústria Cultural como demonstram as autoras Eliziara Medrano e Lucy Valentim, propõem uma meditação sobre alguns pontos de notável dominação da indústria cultural nas escolas e, de modo consequente, no comportamento das crianças que promovem, ao mesmo tempo, a massificação e a individualização das mentes e das experiências vividas. Devido a isso, criam-se necessidades que por intermédio de apelos visuais, efeitos especiais e publicidade, encantam e estimulam o desejo de consumo.

Com o lançamento da obra Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, a Indústria Cultural é um termo conhecido desde 1947.

As autoras alertam que um dos instrumentos utilizados pela Indústria Cultural de fácil acesso à população é a televisão. Apontam que a televisão chega às escolas quer através de programas governamentais, quer através de informações veiculadas por diretores, professores, alunos e funcionários em geral.

A Indústria Cultural passa a ocupar o espaço que seria do lazer e pretende cegar os homens de nossa sociedade para que não compreendam as injustiças do sistema capitalista. Incentiva o consumo criando necessidades, desejos por meio de propagandas bem elaboradas, encanta as massas com promessas de bem-estar, felicidade, tendo a posse de produtos muitas vezes desnecessários.

Além dos meios de comunicação, outro aspecto da Indústria Cultural que invade as escolas são os materiais pedagógico-didáticos. Que chegam com uma aparência de modernização, tentando impor, construir a ideia de que os que não aderem a este movimento estão trabalhando de maneira retrógrada.

As escolas precisam se preocupar para que os materiais utilizados pelas crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com