TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA DA NATUREZA

Trabalho Escolar: FILOSOFIA DA NATUREZA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

FILOSOFIA DA NATUREZA

Dos Mitos à Filosofia

Para os gregos constitui o ponto de referência das crenças próprias da religião pública, pode-se dizer que tudo é divino, pois tudo o que acontece é explicado em função de intervenções dos deuses. Os fenômenos naturais são promovidos por Numos: raios e relâmpagos são arremessados por Zeus do alto do Olimpo, ondas do mar são provocadas pelo tridente de Poisedon, o sol é levado pelo aéreo carro de Apolo, e assim por diante;

Mas também a vida social dos homens, a sorte das cidades, as guerras e a paz são imaginadores como vinculadas aos deuses de modo não acidental.

Os deuses gregos diferenciavam dos Homens em questão de quantidade e não de qualidade, pois eram homens ampliados e idealizados, e esta religião já se classifica como uma forma de Naturalismo.

Em círculo mais restrito, os gregos, desenvolveram outras crenças como os mistérios, uma crença voltada para o politeísmo.

MITOLOGIA: é o estudo (mitos/ou histórias) de cultura em particular creditada como verdadeira e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicas.

MITOS: são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lenda feita para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa que não é atribuído a explicação simples. Em comum, a minoria dos mitos envolve uma força sobrenatural ou uma divindade, mas algumas são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Conforme a mitologia grega, o sol é levado pelo aéreo carro de Apolo.

Em um dos mistérios religiosos grego há o Orfismo, e foi o que mais influenciou na filosofia grega, supostamente, fundador foi Trácio Orfeu.

O Orfismo tem como concepção o homem corpo e alma, sendo corpo mortal, mas alma imortal, o núcleo de sua crença está em uma culpa original, e reencarnação como rito de purificação para libertar a alma do corpo.

Pelo o Orfismo pode-se explicar mais tarde Pitágoras, Heráclito, Empédocles, sobretudo pode-se explicar uma parte essencial de Platão.

Os gregos não tiveram livro sagrado e nem divinizou com dogmas, os poetas foram quem constituiu como veiculo de difusão de sua crença religiosa, sem a existência de dogmas e sem os guardiões do mesmo, a filosofia tivera ampla liberdade para os pensamentos filosóficos que não tiveram obstáculo.

A filosofia nasce no século VI ou VII, por um longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico para o pensamento racional.

FILOSOFIA DO PHYSIS

A Filosofia da Natureza ou Filosofia do Physis, é uma das etapas da história da filosofia geral, em que ao questionar o mundo mitológico e contemplar o cosmo, o filósofo transforma a perspectiva do segmento e cria uma maneira diferente de procurar entender o mundo e o que está a sua volta.

Os mitos submetem-se, com o passar do tempo, ao racionalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com