TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanalise

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

                                        A Psicanálise

A idéia de psicanálise é usada para falar de uma teoria (conjunto de conhecimentos), método de investigação (pela interpretação, busca o significado oculto daquilo que é apresentado externamente) e uma pratica profissional (forma de tratamento), mas também é um instrumento para analise e compreensão de fenômenos sociais relevantes.

Sigmund Freud foi um medico que se formou em Medicina em 1881 e que se especializou em Psiquiatria, mas devido a dificuldades financeiras não pode se dedicar totalmente a uma vida acadêmica e nem a de pesquisador, então começou a atuar na área clinica, atendendo as pessoas que diziam ter “problemas nervosos” e sua principal forma de trabalho era a extinção dos sintomas que causavam esses mesmos problemas através da hipnose e através de seus métodos e pesquisas alterou o modo de pensar sobre a vida psíquica. O Contato de Freud com um cientista e também medico Josef Breur e sua paciente Ana O. foram significativamente importante para a continuação de suas investigações, pois quando estava consciente, Ana não era capaz de explicar o motivo de seus sintomas mas sobre o efeito de hipnose, indicava a origem de cada um de seus problemas, os atribuindo ao episódio de doença de seu pai e com essas lembranças vindo a tona os sintomas assim Breuer denomina de método catártico o tratamento que permite ao paciente se libertar de efeitos e emoções ligados a acontecimentos traumáticos.

Freud chamou de resistência quando a força psíquica impede de revelar um pensamento de forma consciente e também chamou de repressão o processo psíquico que procura ocultar da mente o verdadeiro motivo do sintoma que no caso, seria uma(s) lembrança(s) extremamente ruim (ns), porem essas mesmas lembranças se encontram no inconsciente.

        Em 1900 Freud apresenta as primeiras teorias sobre a estrutura do aparelho psíquico, partindo da idéia que há três sistemas psíquicos:

  • O inconsciente – é um conjunto de conteúdos que são reprimidos(muitas vezes por censuras) que os sistemas pré-consciente e consciente não tem acesso. O inconsciente tem suas próprias leis de funcionamento.

  • O pré-consciente – é o sistema onde estão os conteúdos que podem ser acessado pelo consciente, ou seja, que podemos lembrar.

  • O consciente – é o sistema que recebe de forma simultânea as informações que externas ou internas, mas que se destaca principalmente no recebimento de informações do mundo exterior.

Em suas pesquisas sobre as causas e como funcionam as neuroses, Freud descobriu que na maioria das vezes os pensamentos e desejos que foram censurados têm a ver com conflitos critérios sexuais que ocorreram nos primeiros anos de vida e essas ocorrências deixam cicatrizes profundas na estrutura de uma pessoal. No desenvolvimento psicossexual, nos primeiros anos de vida, uma pessoa encontra o prazer em seu próprio corpo, ou seja, as excitações sexuais estão em partes do corpo e seu desenvolvimento progressivo fez com que Freud os denominasse de fase oral(a excitação é na boca), fase anal(a excitação é no do anus), fase fálica(a excitação é no órgão sexual), logo em seguida vem a latência que é caracterizado pela “pausa” na evolução sexual e por fim a fase genital que é quando a excitação não vem mais de seu próprio corpo mas sim do outro(objeto externo ao individuo).

No decorrer dessas fases, se sucedem vários outros processos e ocorrências, o que se destaca é o complexo de Édipo ocorre ainda na fase fálica e é devido a ele que se ocorre a estruturação da personalidade individual(quando um dos os pais se tornam o primeiro objeto de uma criança, mas com medo de perder o afeto do pai ou da mãe, há uma desistência e consequentemente uma substituição pelo mundo).

        Entre 1920 e 1923, Freud modifica sua teoria sobre o aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para se referir aos três sistemas de personalidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com