TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sensação corresponde ao processo de receber

Por:   •  11/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

É através da sensação e da perceção que é – nos possível interpretar e sentir o mundo que nos rodeia.

Estes dois processos são contínuos. Inicialmente, para termos uma representação do mundo exterior começamos por receber os estímulos através dos nervos e descodificar no cérebro, ou seja, temos sensações, passando depois para a interpretação dos dados, na qual vamos ter perceção.

No entanto, as perceções não são só baseadas nas sensações, havendo também influencia das experiências e das expetativas. Contudo, podem haver falhas durante este processo, podendo estas serem a nível da captação sensorial e da interpretação percetiva.
Relativamente à deteção de um sinal, sabemos que nem toda a gente reage da mesma forma a iguais estímulos, visto que a reação de cada um varia de acordo com a circunstância.

Sensação corresponde ao processo de receber, converter e transmitir informações do mundo externo. No entanto, esta não se resume apenas aos cinco sentidos (visão, olfato, audição, tato e gustação), mas também aos sentidos que fornecem informações ao cérebro acerca do equilíbrio (vestibular), do movimento e posição corporal (cinestesia) e visceral (sensações nos órgãos internos).

O processo sensitivo envolve sempre a entrada de informação sensorial, enquanto que a perceção trata da informação captada pelas sensações.

Para captar sensações precisamos de receptores, que são responsáveis por receber e processar a informação proveniente do meio ambiente. Assim, cada recetor acaba por detetar mais que um estímulo, contudo também há estruturas que são responsáveis por reduzirem a quantidade de estímulos que recebemos, para que haja uma filtragem das sensações.

Ao haver uma inibição filtramos as sensações, mas também analisamos as sensações antes que esta seja enviada ao impulso nervoso.

De seguida temos a tradução, na qual os receptores convertem os estímulos em impulsos neurais que são enviados para o cérebro.

A diferenciação das várias sensações, faz – se através do processo de codificação. Esta por sua vez depende do número de células sensoriais que são ativadas, quando os nervos presentes na pele são estimulados.

 


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com