TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão de Aristóteles e Platão Sobre a Origem da Filosofia

Por:   •  20/7/2023  •  Abstract  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT

CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – BACHARELADO

REINALDO PEREIRA AGUIAR

A ORIGEM DA FILOSOFIA POR ARISTÓTELES E PLATÃO

FORTALEZA, CEARÁ

Aristóteles e Platão são dois dos filósofos mais proeminentes da Grécia Antiga e suas contribuições tiveram um impacto duradouro na filosofia ocidental. Ambos compartilharam uma profunda preocupação com a natureza do conhecimento e com o desenvolvimento do pensamento filosófico ao longo do tempo. Nesta redação, exploraremos a visão desses dois filósofos sobre a evolução da filosofia, analisando suas diferenças e semelhanças.

Aristóteles e a Evolução da Filosofia

Aristóteles acreditava que a filosofia deveria ser uma disciplina sistemática e progressiva, com cada geração de filósofos construindo sobre o trabalho de seus antecessores. Para ele, a evolução da filosofia era um processo cumulativo, em que cada filósofo acrescentava algo novo e valioso ao conhecimento existente. Aristóteles enfatizava a importância de estudar a natureza e observar os fenômenos do mundo físico para obter insights sobre a realidade.

Aristóteles considerava a filosofia como a busca pela verdade e pelo conhecimento universal, dividindo-a em várias disciplinas, como lógica, ética, metafísica e política. Ele acreditava que o conhecimento se desenvolvia através da razão e da experiência, e que os filósofos deveriam basear suas teorias em evidências empíricas. Para Aristóteles, o objetivo da filosofia era entender a natureza do mundo e o lugar do ser humano nele.

Platão e a Evolução da Filosofia

Platão, por sua vez, tinha uma visão mais idealista da evolução da filosofia. Ele acreditava que o conhecimento verdadeiro não podia ser alcançado através dos sentidos, mas apenas através da razão. Platão considerava o mundo físico como uma mera sombra do mundo das Ideias, um reino transcendental de formas perfeitas e eternas.

Para Platão, a filosofia era uma busca pelo conhecimento das Ideias, e os filósofos deveriam se esforçar para transcender a realidade material e alcançar um nível mais elevado de compreensão. Ele via a filosofia como uma jornada ascendente, em que os filósofos deveriam se libertar das limitações do mundo físico e se elevar à contemplação das Ideias eternas e imutáveis.

Apesar dessa visão idealista, Platão reconhecia a importância do diálogo e do debate na evolução da filosofia. Ele acreditava que a busca pela verdade deveria ser conduzida através da discussão e da troca de ideias, e fundou a Academia, uma escola filosófica onde os estudantes e os filósofos pudessem se envolver em debates intelectuais.

Diferenças e Semelhanças

Embora Aristóteles e Platão tivessem abordagens diferentes para a evolução da filosofia, ambos concordavam que o conhecimento deveria ser buscado de forma sistemática e rigorosa. Ambos enfatizavam a importância do pensamento lógico e da razão na busca pela verdade. Além disso, ambos consideravam a filosofia como uma disciplina que deveria estar em constante desenvolvimento, com cada geração de filósofos expandindo o conhecimento acumulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (127.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com