TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da cidadania

Por:   •  23/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

A EVOLUÇÃO DA CIDADANIA.

  Conhecemos por cidadania o ato de se viver em sociedade, cumprindo deveres e respeitando direitos, de forma que são criados para que tenhamos um convívio harmonioso e de Paz coletiva.

  Bom, para entendermos o conceito da cidadania e sua evolução vamos começar falando de sua origem. Tudo teve início por volta do século VIII A.C, na Pólis-Grega, onde só era considerado um cidadão, aquele que possuía bens materiais e propriedades. Sendo por eles que certas decisões eram tomadas, ao invés de ser por apenas um como anteriormente á isso,  tudo era discutido e votado.

    Na idade média, época do feudalismo, foi uma fase difícil para se exercer a cidadania, já que quem tinha poder era apenas a Igreja Católica, poder este que era absoluto e inquestionável.

  Para os gregos a cidadania era uma forma de se obter igualdade e liberdade de escolha, tendo o direito de decidir e encarar problemas de uma forma mais justa, onde todos estivessem de comum acordo.

  O renascimento foi de certa forma um renascer na cidadania também, ocorreu entre os séculos  XIV e XVI, onde a cidadania era privilégio de uma elite bem sucedida e de alto escalão.

  A cidadania moderna e atual teve como marco a Carta de Direitos da ONU em 1948, que tinha como principal foco falar da igualdade que deve haver entre nós, independente de qualquer diferença, perante á sociedade somos todos iguais. Temos direito á saúde, educação, lazer, salários dignos, proteção e etc. Além da conquista de nos expressarmos e participarmos do mundo em que vivemos, valorizando o coletivo.

  Os períodos que listei acima foi uma cronologia básica dos fatos, mas claro que na prática podemos ver o quanto a cidadania evoluiu, afinal, no começo era meramente um direito de se exercer o poder de escolhas e ter uma leve participação no mundo em que se vivia, claro que, para a época isso já era muito considerável, pois cada conquista era fruto de muita luta.

Hoje ao sairmos nas ruas podemos ver o quanto isso evolui, se antes o poder era apenas dos mais conceituados e do grande poderio, hoje ele é de todos, por exemplo, até a pessoa mais pobre tem o direito e a obrigação de votar e reivindicar mudanças para o nosso bem estar. Infelizmente, isso não significa que tais mudanças ocorram afinal as coisas do mundo atual estão complicadas, é preciso se exercer a cidadania, colocar no poder quem for fazer o bem geral para todos, praticando a igualdade.

  Hoje qualquer um pode ser considerado um cidadão, só por existir na sociedade,  vivendo e partilhando dos mesmos direitos. Quando a Pólis-Grega foi criada era na intenção de se obter igualdade, mas apesar dos tempos que se passaram isso não é respeitado até hoje, afinal, os direitos existem, mas os ricos ainda têm mais vantagens sobre eles, a injustiça de classes sociais ainda predomina no mundo de hoje.

  Portanto, a cidadania foi uma conquista , uma luta pela igualdade de se expressar e de participar da sociedade, sendo um cidadão reconhecido perante ao mundo, lutando por seus direitos e cumprindo com seus deveres. Não existe um modo de vida que não seja coletivo, a cidadania em si representa isso, a coletividade de todos em prol do bem geral. Afinal, podemos dizer que cidadania significa Paz entre todos, coisa de que estamos tão necessitados, concluindo assim, que talvez o que nos falte mesmo seja exercer essa cidadania para poder viver melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com