TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência iluminista nas independências politicas

Por:   •  1/9/2019  •  Ensaio  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

A INFLUÊNCIA ILUMINISTA NAS INDEPENDÊNCIAS POLÍTICAS

O Iluminismo surgiu no período que marcou o fim da transição entre Feudalismo e Capitalismo, representando no campo social e político a ascensão dos ideais da classe burguesa, exercendo vasta influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais.

A época do iluminismo foi marcada por transformações políticas tais como a criação e consolidação de estados-nação, a expansão de direitos civis e as revoluções burguesas, a Declaração de Independência dos Estados Unidos e a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão redigida pela Assembleia Constituinte em 1789, e até mesmo aqui no Brasil podemos dizer que os ideais iluministas cruzaram o Oceano Atlântico influenciando a Inconfidência Mineira e a Revolução Farroupilha, até mesmo a independência brasileira, em 1822, foi influenciada pelo Iluminismo.

Foi com o borbulhar das ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que o iluminismo inflamou a sociedade para a Revolução Francesa, que sepultou de maneira quase total o feudalismo e o absolutismo na França. O povo passou a enxergar que a dominação sobre eles não era natural, alcançando o poder da razão para seguir seus ideais. Várias ideias iluministas eram defendidas no novo cenário político: as ideias de soberania popular, a doutrina econômica tipicamente iluminista da fisiocracia, a separação dos poderes, igualdade perante a lei entre outras.

Foi Montesquieu quem deu ênfase a teoria da separação dos poderes: o Executivo, Legislativo e o Judiciário. E essa teoria tem como objetivo evitar que o poder se concentre nas mãos de uma única pessoa, para que não haja abuso, como ocorrido no Estado Absolutista. Assim como ele, Voltaire, Diderot, D’Alembert e Rousseau também deram sua contribuição para essa nova visão de mundo.

Receosos de perderem seu posto, alguns reis absolutistas passaram a adotar algumas ideias do iluminismo como a criação de uma legislação favorável ao comércio e à produção manufatureira, a criação de escolas laicas e garantiram a liberdade de culto a fim de reduzir os privilégios do clero católico. Esses reis eram chamados de Déspotas Esclarecidos.

A INFLUÊNCIA ILUMINISTA NOS AVANÇOS CIENTÍFICOS

Ligado às características do Renascimento Cultural, o Iluminismo está vinculado diretamente ao desenvolvimento científico ocorrido durante o século XVII, com Galileu, Descartes, Newton e outros nomes. A ciência, não a religião, era vista cada vez mais como a chave do conhecimento, o iluminismo no século XVII foi muito além da filosofia, o conhecimento divulgado pelas enciclopédias tornou acessível a compreensão do mundo através da razão. O século das luzes também marcou a ciência com o auge da revolução científica e a criação do método científico.

Novas descobertas e invenções tomaram conta do continente, os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo permitiam que os homens tivessem acesso às informações desde o detalhamento da órbita dos planetas, bem como a descoberta da pressão atmosférica, além da circulação do sangue.

A Astronomia foi uma área de grandes revelações científicas. O já citado Isaac Newton organizou um modelo novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com