TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologias e etica

Por:   •  15/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:  Antropologia, Ética e Cultura

Tarefa:  atividade do ciclo 2  

Nome: Lorrayne Borchart Cristoforeto

RA: 1182465

Turma:  DGEF1501VIT1YA 

Parecer do Tutor:

Para termos uma boa convencia na sociedade, devemos aprender os quatro pilares. Que são:

• Aprender a conhecer: dá-se a importância de que cada ser tem que ter um domínio sobre o conhecimento, da cultura em geral, desenvolvendo a sua capacidade e a sua competência, procurando conhecer meios de comunicação, despertando uma curiosidade intelectual.

• Aprender a fazer: a importância é colocar todo conhecimento que o ser absorveu e absorve em prática, já tendo a sua capacidade e competência de se comunicar, unindo, ás tecnologias que vai crescendo no decorrer da vida.  Aprendendo também a consentir ao mundo de trabalho.

• Aprender a conviver: acredito que aprender a conviver, não menos importante, é a mais complicada. Pois o ser tem que depois de se conhecer, conhecer o outro, em geral. Perceber a sua independência e descobrir que cada um depende um do outro para sobreviver, ajudando, cooperando, participando.

Mais não é só aprender a conviver com um outro ser, mas sim, aprender também a conviver com a natureza, valorizando a pluralidade de cultura, ser um ser sustentável. Pois assim o próximo possa usufruir do que a natureza oferece.

• Aprender a ser: aprender a ser é saber lidar com o desenvolvimento total do ser humano em si, assumindo responsabilidades, desenvolver a autonomia, aprendendo o papel de ser cidadão e seu objetivo de viver. Pois cada ser tem uma personalidade, uma dificuldade, um objetivo, uma religião, um corpo, uma responsabilidade.

Esses métodos, dos quatro pilares, são formas do homem que tem de se adaptar na atual sociedade capitalista, onde o individualismo e o materialismo prevalecem.

O capitalismo põe o homem apenas como um ser consumidor e reprodutor, ele vive apenas pra isso, perdendo a sua essência. A questão da coisificação trata isso que o homem é reduzido a algo qualquer, a massificação é a popularização ou divulgação é isso que o capitalismo propõe, uma sociedade competitiva prevalecendo o mais forte.

Ele vive para suprir muitas das necessidades, e muitas dessas nem sempre são necessárias. Tem a questão também da diferença econômica de classes, muito dos produtos impostos não é possibilitado a todos pelo alto valor tecnológico, é ai entra a exclusão social, preconceito, etc.

O ser humano precisa entender a sua existência na sociedade e ao mesmo tempo entender a existência de todos.  O homem tem várias formas de pensar, seja ele por raça, religião, faixa etária, entre outros. Mas independentemente disso, cada um precisa do outro para sobreviver, como por exemplo o emprego, se preciso de um, o outro que precise de alguém pode me oferecer a vaga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (259.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com