TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As possíveis relações entre Filosofia e Ciência

Por:   •  25/6/2017  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: As possíveis relações entre Filosofia e Ciência

A mãe de todas as ciências

Parte de uma simples observação de mundo, uma simples hipótese que se fundamenta. Uma teoria, talvez uma reflexão no papel que, sem nem mesmo saber, seriam estudadas por milhões de pessoas até os dias de hoje. Um nome que se imortaliza. A Filosofia cria a ciência ou ela sempre existiu?

Há muito tempo atrás, não havia distinções entre as vertentes. O pensamento, inclusive, era uma mistura de fatores filosóficos (análise consciente do meio e relações cognitivas com a natureza)  e científicos (formulação de hipóteses pertinentes). Aqui no ocidente, essa demarcação ocorreu de forma bem lenta.

Aos poucos isso foi foi mudando: Na Filosofia grega clássica, conseguimos notar uma diferença gritante nas produções de Aristóteles. Em algumas havia uma clara divagação que não se fundamentava na exatidão das coisas; nas obras de Biologia, Astronomia e Física dispunha-se de métodos de investigação típicos de cientistas.

Conforme essas investigações foram avançando, houve uma canalização de cada ciência. Isso serviu para estudar mais detalhadamente cada um dos fenômenos da Natureza, reconhecendo suas respectivas particularidades. Mas claro, ainda que sejam exatas, não são capazes de explicar exatamente tudo. Um exemplo é a origem do Universo e a natureza de Deus, que a ambos podemos garantir apenas teorias (umas mais convincentes que outras).

Conclui-se que a Filosofia é a Ciência matriz bruta de onde se desdobram campos de estudos direcionados, uma vez que só surgiram a partir da observação (como ocorreu com a teoria da Terra girar ao redor do Sol); e mesmo assim, dúvidas pendem. Teria o homem chegado ao seu limite ou só lhe falta tempo para encontrar as respostas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com