TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo II : Ciência e Esperança

Por:   •  31/3/2019  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo II : Ciência e Esperança

Sagan começa este capítulo mostrando que desde de criança já queria ser cientista e essa descoberta veio quando aprendeu mais sobre as estrelas .Quando criança, Sagan foi exposto à Feira Mundial de 1939, onde várias

exposições eram exibidas que retratavam os últimos avanços na ciência e tecnologia,

que poderiam melhorar a vida humana. Nesse ponto ele se apaixonou pela ciência e decidiu espalhar a palavra de sua magia. Sagan admite que seu amor pela ciência continua inabalável, e confessa que não explicá-la parece perverso.

O cientista também deixa claro seu temor pela falta de busca pela ciência, o emburrecimento da população por esse fato, o assusta já que ela essencial para a vida humana como a conhecemos - os transportes, as comunicações, industriais, agricultura, medicina, educação, entretenimento - depende profundamente da ciência e da tecnologia.

O autor conta que antigamente queimava-se pessoa com argumentos sobre a pessoa ser uma bruxa, todo mal ocorrido seja uma tempestade ou doença era atribuída às bruxas, com o conhecimento essas atitudes foram desencorajadas e com a ciência e suas descobertas, desmentidas. Com frequência, a desgraça humana e evitável é causada pela nossa estupidez do que pela ignorância, sobretudo pela nossa ignorância sobre nós mesmos. Com o afastamento da ciência Sagan teme que a humanidade volte a seus tempos obscuros onde uma simples declaração seja o suficiente para condenar alguns a morte.

Sagan admite que o que a ciência conhece e um ponto minúsculo sobre o desconhecido. Porém a ciência nos convida a descobrir a testar nossas teorias e se preciso tornar a fazê-la novamente, mas sempre buscando a verdade, e se uma teoria não se comprovar verdadeira é preciso esquecê-la e buscar novas respostas .

A ciência oferece esperança de uma maneira que outras disciplinas e visões de mundo não podem. Ele tem um mecanismo de correção embutido pelo qual os cientistas estão continuamente buscando leis eternas e invioláveis da natureza e do universo. O processo pelo qual uma hipótese se toma uma teoria então se sobreviver por tempo suficiente, uma lei, é igualada por nenhum outro processo do pensamento humano. A ciência é ao mesmo tempo imaginativa e disciplinada e opera através de um contínuo choque de novas ideias com velhos conhecimentos da verdade. A ciência nos permite a conhecemos a verdade e assim fica mais difícil sermos feitos de idiotas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com