TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceptualização de uma pessoa e suas mudanças ao longo do tempo

Tese: Conceptualização de uma pessoa e suas mudanças ao longo do tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Tese  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo

O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade. Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. A Antropologia é a ciência que estuda a humanidade, seu comportamento, cultura e evolução.

O ser humano representa o nível mais alto de complexidade alcançado pela escala evolutiva. O cérebro tem um grande desenvolvimento e permite-lhe concretizar numerosas atividades racionais e elaborar pensamentos abstratos, criativos e de outro tipo; Outra particularidade do ser humano é o fato de se tratar da única espécie que tem consciência da sua finitude: ou seja, o homem sabe que, a uma determinada altura, acabará por morrer.

A sociedade pós-moderna encontra-se diante da incerteza do amanhã, a educação prioriza o indivíduo, mas ainda não acompanha todas as mudanças e fracassa como meio de transformação social.

A base do desenvolvimento estava apoiado na evolução industrial e tecnológica, onde o homem aos poucos foi sendo substituído pela máquina e foi obrigado a se adaptar a esta nova realidade. O avanço tecnológico possibilitou a redução das engrenagens industriais e também a diminuição das peças que eram produzidas.

Surge a complexidade que procura atualizar o homem moderno à pós-modernidade, à diversidade cultural, ao inesperado, ao pluralismo de idéias e às incertezas. Descobre um novo mundo no universo, que explica a necessidade de ordem, mas que ela é consequência da desordem necessária à adaptação ao novo, ou seja, é um processo necessário à evolução humana e da sociedade. Traz a idéia da parte, do todo, da totalidade e a importância da relação harmônica entre elas. Desperta um novo olhar e aponta novos caminhos para uma adaptação a todas essas transformações.

A ciência evoluiu de transplante de órgãos à criação deles, através das células tronco. Quase todas as áreas de produção, sofreram ao impacto direto ou indireto da nanotecnologia. Através dela foi possível diminuir aparelhos eletrônicos, como os celulares, os quais ninguém vive sem. Estes facilitaram a comunicação que juntamente com a internet aproximou culturas, permitiu viajar sem sair do lugar.

O desenvolvimento humano tem passado por várias fases, das quais não temos como explicá-las nem mesmo compreendê-las, pois o crescimento tem sido tão rapidamente que não nos damos conta de tudo o que está em nossa volta, apenas sentimos o peso das consequências do dia-a-dia, e que estamos a mercê dessa desenfreada aceleração do meio em que vivemos.

A sociedade experimentou desde o início do século XX diversas mudanças que refletiam a mentalidade emergente de cada época, onde o problema é que a fluidez dessas transformações diminuiu espaço e tempo, o que impossibilitou ao homem de compreendê-las e acabou sendo levado por elas. No entanto, o que falta para que o equilíbrio se restabeleça é a consciência de necessidade da articulação coerente entre ciência, religião e filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com