TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da pessoa com surdez ao longo dos tempos

Por:   •  9/3/2016  •  Dissertação  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Letras Português e Espanhol

Nome da Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Nome do Tutor (a): Quezia Cavalcanti

Nome do Aluno (a): Andrea Gracia Pérez Valenzuela Mantovani

Número do RGM: 15518396

Nome da Unidade II: História da pessoa com surdez ao longo dos tempos

        A pessoa com surdez luta por seus direitos desde o inicio da história humana. Na antiguidade se o bebê nascia surdo logo era descartado atirando-o de um penhasco ou jogado ao rio e os que sobreviviam eram tratados como animais ou escravos, pois eram considerados inferiores intelectualmente.

        Ao longo da historia a educação dos surdos tem se torando um assunto polêmico, com erros e acertos buscando sempre o melhor. Na antiguidade, por exemplo, os surdos não eram considerados humanos, só no final da Idade Média a igreja demonstrou interesse e através dos monges, começaram criar tentativas para a educação dos surdos. Os primeiros estudos sobre a surdez aconteceram na Idade Moderna, alguns defendiam qual era a melhor forma de introduzir os surdos na sociedade língua de sinais ou oralização. As pessoas surdas começaram a ser reconhecidas e ter direitos na Idade Contemporânea, pois o primeiro exemplo disso foi a criação da primeira escola pública para surdos em Paris em 1760 por Charles Michel L’Epée, o Instituto Nacional para Surdos-Mudos. Depois de muitos debates de qual dos métodos deveriam utilizar a Língua de Sinais ou Oralismo, perceberam que para tirar os surdos do isolamento e participar da sociedade somente com a língua de Sinais.

        Mas atualmente ainda temos problemas para que os surdos possam conviver tranquilamente. É preciso sim escola especial para crianças em idade pré-escolar, assim ela aprende a LIBRAS. Em nosso país temos como segunda língua oficial LIBRAS reconhecida através da Lei 10.436/02, a qual da aos os surdos o direito de educação bilíngue. Nossos governantes estão cortando as verbas de instituições filantrópicas que ajudam não só os surdos, mas também crianças deficientes, e estão simplesmente jogando-as em escolas públicas sem estrutura nenhuma. Então por que não introduzir a LIBRAS no currículo escolar? Para que todos os funcionários e alunos daquela instituição possam aprender LIBRAS. Dessa maneira a inclusão se torna mais fácil e digna, onde teremos condições de nos comunicar num todo. E assim as lutas e conquistas dos surdos se tornam validas possibilitando a eles os mesmos direitos.

                

REFERÊNCIAS

SILVA, Juliana Sanros, Profª, MS. Língua Brasileira de Sinais II – Unid. – História da pessoa com surdez ao longo dos tempos. Apostila UNICID.

YOUTUBE. “Abertura CAS na 1ª Reunião Técnica – Breve História do Surdo”. 2009. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=XVp6Qh6ZXlo>. Acesso em: 8/8/2015.

YOUTUBE. “Brasil tem 15 milhões de pessoas com dificuldades de audição”. 2012. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=gW7rIE3OL1s>. Acesso em: 8/8/2015.

YOUTUBE. “Primeira turma de surdos da faculdade de pedagogia”. 2009. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8L0zKJAdRTs >. Acesso em: 8/8/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com