TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceptualização de pessoas e suas mudanças ao longo do tempo

Tese: Conceptualização de pessoas e suas mudanças ao longo do tempo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário Claretiano

Conceituação de humanos e

Suas mudanças ao longo do tempo.

Daiane

2014

Daiane Santos Trizoti

Conceituação de humanos e suas mudanças ao longo do tempo

Trabalho apresentado como requisito parcial para

Obtenção de aprovação na disciplina Antropologia

Ética e Cultura, no curso de licenciatura Matemática,

Na Universidade Centro Universitário Claretiano de

Curitiba.

Prof. Semíramis Corsi S.

Batatais

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................pag. 1

HUMANOS AO LONGO DOS TEMPOS...............................pag.2, 3 e 4

CONCLUSÃO.....................................................................pag. 5

REFERÊNCIAS.................................................................pag. 6

INTRODUÇÃO

Temos uma longa história evolutiva sobre o estudo da vida humana ela se ampliou e chegou ao seu extremo.

O homem já foi comparado com o animal, porém tem algo que os diferencia, veremos mais adiante que algo são estes sendo assim passou a ser valorizado e visto com pessoa capaz.

Nos seres humanos temos a capacidade de criar e escolher entre o bem e o mal. Tudo o que se faz presente no mundo atual é obra do homem e de suas atitudes.

HUMANOS AO LONGO DOS TEMPOS

Primeiramente analisemos, que o pensamento evolutivo, de que as espécies mudam ao longo do tempo, tem suas raízes na antiguidade e nas descobertas científicas.

No início do século xlx, Jean Baptiste de Lamarck, propôs sua teoria de transmutação de espécies, que foi a primeira teoria cientifica evolutiva bem elaborada.

Em 1858, Charles Darwin e Aefrid Russeal publicou uma nova teoria evolutiva, que foi explicada em detalhes no livro de Darwin a origem das espécies. Diferente de Lamarck, Darwin propôs o conceito de que os organismos apresentavam uma origem comum, e se diferenciavam de maneira a formar uma arvore da vida.

Nos anos de 1920 e 1930, fundou a nova disciplina da genética de populações, que foi integrada a outros campos, resultando em uma nova teoria amplamente aplicável, a síntese evolutiva moderna que permitia reconstruções mais de detalhadas da história da vida. E dessa forma a vida foi se ampliando a estudos e descobertas, em todos os setores.

Tendo uma longa historia pulemos então para o homem ser pessoa que chegou ao seu extremo.

Entremos na evolução em que o termo homem recebeu ao longo dos tempos diversos e controversos conceitos onde já foi comparado com o animal, entre outros.

Porem com os avanços e as modificações de mundo permitiu que o ser humano fosse estudado e analisado passando a alto descobrir-se e a valorizar-se, a ser pessoa dominante e não dominado, a fazer aquilo que lhe fosse próprio ele é dono de si mesmo, podendo assim construir aquilo que lhe é favorável ele descobriu que tem toda essa capacidade e foi à luta da evolução.

E o que o define das outras espécies está associada à identificação de certas características próprias, atribuídas à pessoa como: racionalidade, domínio de linguagem, consciência de si, controle e capacidade de agir e valor moral ou direito a serem respeitados(Blackburn).

Embora estas características não sejam adotadas por todos, podemos dizer que é a essência que dá singularidade a pessoa, e a de ser autônomo, racional, livre, responsável que se constrói ao longo da vida, único, relacional e comunicativo.

Os seres humanos são agentes livres, capazes de tomar suas próprias decisões, estabelecer seus próprios objetivos e guiar suas condutas por meio da razão(Rachels).

Sendo assim ao longo da história o homem, valorizou-se, e percebeu que é insubstituível e livre, podendo pensar por si próprio e fazer escolhas. Destaca-se o pensamento de Locke, que me chama muito a atenção. “o homem nasce com direito a liberdade de sua pessoa”. A pessoa porem não nasce com o homem.

As qualidades de pessoa devem ser adquiridas, é um status a ser alcançado. O homem desenvolve-se para pessoa, do ser humano passa a ser inteligente racional e responsável, que se conhece com um si mesmo em diferentes tempos e lugares. Ele chega a pessoa responsável por seus atos e que, como tal, se reconhece no presente e no passado e da mesma forma é reconhecida por outras pessoas, para ser tal reconhecimento tem que ter ética e moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com