TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento filosófico

Por:   •  30/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

                                                          Filosofia

 

  O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem o questionamento como base. Ele é um conhecimento do dia a dia, o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico. Ele vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico, que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade existente nessa investigação, visando os "porquês" de tudo o que existe. Sendo assim, o objeto de análise do conhecimento filosófico são as ideias, elas são raciocinadas e dessa maneira os filósofos buscam a verdade. A proposta do conhecimento filosófico é fornecer ideias conteúdos que transformem uma realidade.

    Já o conhecimento científico é um conhecimento real porque lida com ocorrências ou fatos. Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade comprovada através da experimentação. Trata-se de um conhecimento que não é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional. Ele prevê, ainda, experimentação, validação e comprovação daquilo a que chega a título de representação do real. Mediante as leis que formula, o conhecimento científico possibilita ao ser humano elaborar instrumentos os quais são utilizados para intervir e transformar uma realidade.

    Logo, uma das principais diferenças entre o conhecer filosófico e o conhecer científico, é o fato de que o conhecimento científico se baseia no empírico, se utilizando da experimentação e da observação.
O conhecimento filosófico se baseia puramente na razão, não precisando ser posto à prova materialmente. Ao passo que a ciência tenta explicar como é o mundo, a filosofia tenta explicar o que é o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com