TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Tuoi

Por:   •  19/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura

Tupi

Colégio Santa Emília, Olinda
Aluno (a): Beatriz Macêdo
Série: 1°C (ensino médio)
Professor (a): Silvana Pedroza

Introdução: Em base em estudos mostra que os Tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, já que essas tribos eram nômades começaram a se espalhar primeiro para a voz do rio Amazonas e depois o litoral.
As tribos se alimentavam com o que caçavam e pescavam, suas tarefas eram bem divididas, como por exemplo, as mulheres que eram responsáveis pelos afazeres domésticos, pela agricultura, ajudavam na pesca e também faziam atividades artesanais, como
tecer redes, trançar cestos, fazer tapetes. Já os homens pescavam, preparavam o solo para o plantio e eram responsáveis de fabricar armas e canos já que eram eles que protegiam as aldeias. As crianças não ficavam por fora, faziam atividades compatíveis com a sua idade para ajudar os pais.

Desenvolvimento: Mesmo depois que os índios foram quase “extintos” do Brasil deixaram uma herança cultural muito grande, como vivermos sempre em sociedade, e gostarmos de festas e celebrações, mas não acaba por ai eles também deixaram alguns hábitos (uso do tabaco, andar descalço, dormir em redes, banho diário), algumas comidas (mandioca, milho, guaraná, canjica, tapioca), técnicas (artesanato, trabalho com cerâmicas) e até mesmo o costume de usar brincos, colares, piercings e tatuagens. Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural enorme que foi importante para a formação da população brasileira.

Conclusão: Muitas pessoas não sabem a importância que o índio teve na nossa sociedade, porém sua influência é enorme não só porque tiveram grande papel no povoamento do país, mas também por deixarem uma rica herança cultural como a cultura, culinária, religião, artesanato e curas através de ervas. Eles sim eram pessoas “civilizadas”, pois davam a devida importância a natureza, já que é ela que oferece tudo que nós precisamos para sobreviver, tinham plena consciência que nada caia do céu, que se eles quisessem algo eles precisavam botar sua mão na massa e produzir. Mesmo com o Brasil com um sistema  politico, com uma tecnologia avançada, com armas tão fortes e moradias tão bem planejadas o país está em um caos que na época de arco e flecha, as pessoas viviam no meio do mato e ninguém era superior a ninguém isso não tinha, com plena consciência eu digo, se fosse possível era para nós devolvermos o Brasil pros índios.

Fontes:

http://indigena-grupo.blogspot.com.br/2010/06/tupi-guarani.html

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Elementos-Que-Herdamos-Dos-Povos-Ind%C3%ADgenas/48442668.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com