TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Dissertações: DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR

A presença da filosofia no ambiente escolar é muito importante, pois ela remete a alunos e professores mudanças de comportamento, levando a comunidade escolar a refletir sobre respeito e individualidade de cada pessoa. Sendo assim, quando a filosofia é ensinada através do diálogo, a tendência é que as crianças tornem-se mais críticas ao contexto em que elas vivem. É nessa fase que professores preparam as crianças ¬¬¬¬para se tornarem seres pensantes, educando para promover o exercício da cidadania, onde o que se ressalta é o respeito pelos outros, as regras estabelecidas, o bom convívio de uma comunidade.

Dessa forma, concluímos que a escola não é só um espaço físico, mas sim um ambiente de convívio, de trocas de experiências. ¬¬Portanto não basta apenas implantar uma disciplina no currículo escolar, o fundamental é, que educadores revejam seus conceitos de educação e comecem a propor dinâmicas apropriadas e em boas relações sociais, pois só assim crianças também terão oportunidades para fazer seus próprios julgamentos.

Porém, para a implantação da disciplina seria necessária a realização de diversas mudanças/melhorias na escola referente a uma estrutura adequada, com a contratação de professores capacitados para um maior aproveitamento dos alunos em atividades escolares, neste sentido, as escolas públicas apresentariam uma maior dificuldade.

Segundo o filósofo Desidério Murcho, pensar de forma crítica é saber defender as nossas opiniões com argumentos rigorosos, claros e sistemáticos. Para ele, a filosofia e o pensamento crítico implicam a tolerância e o respeito, que tanta falta fazem no mundo contemporâneo.

Os professores devem desenvolver metodologias que favoreçam um ambiente educativo dinâmico, capaz de promover uma aprendizagem significativa, interdisciplinar e reflexiva.

O objetivo da implantação da disciplina é fazer com que a escola realize um trabalho filosófico pedagógico criativo, crítico e reflexivo, que envolva o relacionamento humano com o mundo, mediante análise de questões sociais que interferem diretamente no plano pedagógico escolar, como: violência, discriminação, ética e valores.

A Filosofia é destacada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) como sendo uma ferramenta primordial ao processo de formação do educando como pessoa e como cidadão, não como tema transversal, mas como eixo principal do conteúdo programático, apresentando uma visão globalizante e interdisciplinar. A Filosofia, ao refletir sobre as ciências, a técnica, as artes, a ação política e o comportamento moral, auxilia o educando a ver o mundo de uma forma diferente e a transformar a experiência vivida numa experiência compreendida.

Faz-se necessário, assim, construir atividades filosófico pedagógicas de forma diferente e criativa, dando novo significado ao que se ensina aos alunos, ultrapassando o que explica os usuais livros para buscar outros referenciais em jogos, dinâmicas, desafios e trabalhos em grupo que gerem motivação, novas investidas.

O problema em torno da aplicação da disciplina Filosofia em escolas de rede pública de ensino, especialmente no Ensino Fundamental, deve-se ao fato de que a mesma é tida como desnecessária, na medida em que não é obrigatória,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com