TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A) TUTOR (A):  VIVIANE DA COSTA LOPES

                 ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: LETÍCIA DOS SANTOS VITOR

                 DATA: 03/04/2019  

Objetivo Proposto: Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação;

 

Relatório

     Entrevista realizada com a professora Elisangela da Silva Victor, que atua como educadora em uma escola pública no Estado do Rio de Janeiro

     A professora Elisangela educa e desenvolve crianças na faixa etária de 5 anos, seu principal foco é aprimorar as relações através do diálogo, a educadora exerce a escuta ativa o tempo todo com seus alunos, inspirando confiança e ganhando credibilidade sendo uma mediadora diante de qualquer conflito e mostra muita sabedoria em responder cada indagação de seus alunos tratando a sua causa raiz.

     O envolvimento fica evidente dentro de sua sala de aula, os princípios de respeito e cordialidade são ressaltados a todo momento em seu ambiente.

     Cada brincadeira realizada, estimula um aprendizado diferente e a naturalidade ressalta em toda sua aula.

     A professora desenvolve um trabalho baseado no livro Ninguém é igual a Ninguém, onde seus alunos podem montar o corpo humano da cor e formato que desejarem levando o significado de que a diferença é de fato o que nos une.

     É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido e a felicidade expressada por elas é o melhor medidor de eficácia na aprendizagem.

   

   

     

     Entrevista

  1. O que é ensinar?

É aguçar para existência do novo.

  1. Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Através das rodas de conversas com os alunos. O cotidiano deles é extremamente rico em conceitos onde eu consigo observar qual será a melhor forma e procedimento que devo seguir.

  1. Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

      Sim, me baseio no método Montessori. Mantenho a sala de aula com os cantinhos da leitura, da chamadinha, aniversários, murais e materiais pedagógicos todos ao alcance das crianças.

  1. Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?

          As relações acontecem através de brincadeiras. Os conflitos são resolvidos envolvendo todos em uma roda de conversa onde buscamos soluções ouvindo a proposta de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com