TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De porta em porta

Por:   •  2/6/2016  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Filme – De porta em porta

  1. Qual é o principal tema tratado no filme?

O principal tema tratado no filme é a superação de Bill Potter, que mesmo tendo sofrido paralisia cerebral, que gerou limitações na sua fala e movimentos, conseguiu uma vaga de vendedor e alcançou o sucesso.

  1. Escreva o contexto social e histórico em que se dá a trama.

Bill Potter vivia com a mãe e não tinha um emprego. Quando nasceu, ele teve paralisia cerebral, o que dificultava muito a sua vida. Com o passar do tempo, determinação, e apoio da mãe, ele conseguiu arranjar um emprego. No começo ele sofreu vários preconceitos, mas no fim. Conseguiu provar que era capaz, e se deu um excelente vendedor.

  1. Faça uma pequena descrição de três personagens que você julga fundamentais na trama.

Além do personagem principal, Potter, que já é um exemplo de superação, garra, persistência, considero a existência de três personagens fundamentais em seu caminho.

A primeira personagem fundamental foi a mãe de Potter, porque foi ela quem fez com que Potter não desistisse nunca, ela o tratava com muito carinho e respeito, e acreditava em seu potencial. Ela sempre dizia a ele as palavras Persistência e Paciência. Potter queria ser o orgulho de sua mãe.

A segunda personagem fundamental foi a Gladys Sullivan, que tratou o Potter muito bem, sempre comprava os seus produtos, além de ouvir o que ele tinha para dizer. Ela sempre lhe deu muita atenção, e Potter sempre foi muito bem-vindo à sua casa. No fim, Potter descobre que a maioria dos produtos que ela comprava, ela não utilizava, exemplo os biscoitos para cachorro, que já havia morrido faz tempo.

A terceira personagem foi Shelly Brady, que aceitou trabalhar para Potter, fazendo a entrega dos produtos. No final, ela se tornou uma grande amiga de Potter, e ajudava não só no trabalho, mas com coisas da vida dele. Quando Potter sofreu acidente e precisou vender a casa para poder pagar as contas do hospital, ela comprou a casa dele e o deixou vivendo lá com ele pagando o que podia. Ele sempre esteve presente na vida dele, e o ajudava com o que podia.

 

  1. Como a dimensão filosófica do trabalho aparece na trama?

Na visão filosófica do trabalho, “todo trabalho trabalha para fazer um homem ao mesmo tempo que uma coisa” (Mounier). É pelo trabalho que o homem se autoproduz: desenvolver habilidades e imaginação, conhecer a natureza, suas limitações, fazer relações sociais e impor disciplinas. Potter é um exemplo disso, mesmo com suas limitações, queria trabalhar. O trabalho fazia com que ele se sentisse uma pessoa capaz, assim como qualquer coisa pessoa que não tinha as suas limitações, fazendo-o se sentir pertencente a sociedade, como alguém que contribui com ela, e não apenas um ser deficiente e incapaz.

  1. Como a dimensão histórica do trabalho aparece na trama?

Em toda a concepção histórica do trabalho, ele era visto negativamente. Na antiguidade grega o trabalho manual era desvalorizado porque era feito por escravos; na Roma também era desvalorizado por achar que o trabalho era sinônimo de “ausência de lazer”, que seria a prerrogativa dos homens livres; foi na Idade Média, com Tomás de Aquino que o trabalho começou a ser visto de outra forma. Ele disse que todos os trabalhos se equivalem, mas esse pensamento foi feito a partir de uma base grega, portanto, a atividade contemplativa ainda se sobressaía ao trabalho. É na Idade Moderna, com a ascensão dos burgueses, que o trabalho começa a ser bem visto, já que esses possuíam outra concepção a respeito do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com