TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

BIANCA FROHLICH KERSCHNER-1709134707

NOME DO TUTOR: ELIANE ANUNCIAÇÃO

ROLANTE/RS

2015

INTRODUÇÃO

 A sociedade atual utiliza a tecnologia da informação em quase todo o seu cotidiano e essa tecnologia vem sendo adotada também no processo de ensino e aprendizagem.  Ao utilizar o computador em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar os alunos recebem informações auxiliando na construção do conhecimento.

Podemos observar muitas instituições de ensino iniciando uma nova didática com as tecnologias que trazem diversos benefícios para os professores e alunos.

 Através de blogs onde os alunos podem postar atividades que o professor propôs, promovendo assim uma discussão com a função de aumentar o conhecimento; outro benefício são as técnicas de passar um vídeo, pois não basta somente por um vídeo para os alunos assistirem, deve existir um planejamento dessa aula visual, um propósito para que o objetivo final seja alcançado que é o conhecimento aplicado de uma forma moderna e agradável aos alunos; tem também a lista de e-mails, onde arquivos podem ser enviados de uma vez só para todos os amigos selecionados, agilizando assim o trabalho do professor; tem o espaço slideshare onde se disponibiliza apresentações e todos podem comentar; tem também o teachertube que é tipo o youtube, só que voltado para a educação.

Esse projeto tem como objetivo, mostrar a importância do avanço tecnológico na educação e como isso pode ser utilizado em benefício do aprendizado dos alunos.

PASSO 1:
Projeto: Esperança com tecnologias para a educação.
Ambiente /Sala Temática: Sala de alfabetização e leitura
Usuários: 6 a 10 anos
Recursos: Computadores, Lousas digitais, TVs, Vídeos, Tablets, Retroprojetor
Justificativa e Objetivos
Tecnológicos estratégias de uso

        As diversas tecnologias mencionadas acima utilizadas no cotidiano escolar contribuem para despertar o interesse do aluno pela leitura e facilitar o ensino do alfabeto pois, com o teclado consegue identificar as letras. A criança irá trabalhar em grupo, aprender a ler e escrever, desenvolvendo-se. As crianças reconhecem e diferenciam letras e números, aprende a escrita do próprio nome, praticam movimentos corporais, desenvolvendo o equilíbrio e a agilidade.
        Aplicação de tecnologias assistivas: Os esforços de inclusão digital relativos às crianças são prioritários. A tecnologia assistiva deve ser compreendida como
resolução de problema funcional, em uma perspectiva de desenvolvimento das
potencialidades humanas, valorização de desejos, habilidades, conhecerem tais, distinguir os equipamentos que personagens de um fazem parte do mundo
texto digital. Além disso, as diferentes tecnologias digitais despertam o interesse do aluno.

Existe uma diversidade de programas que podem auxiliar na alfabetização, sendo possível escrever e desenhar qualquer coisa desejada a partir de movimentos simples dos dedos. O uso do Dos Vox e Virtual Vision, projetados para usuários cegos, são programas que em síntese utilizam recursos de voz que leem o que está escrito na tela. Outras adaptações também são necessárias, como tela sensível ao toque, detector de ruídos, mouse alavancado.              

Uma postura correta é vital para o trabalho eficiente no computador, por isso é necessário a utilização de faixas de estabilização do tronco ou velcro. O aluno com Alzheimer, por exemplo, necessita de um recurso chamado pulseira de peso, que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação do tônus. Será necessária a aquisição de teclado modificador ou alternativo, softwares especiais para produção de jogos e atividades, todos visando a acessibilidade dos alunos com deficiências especiais. Tablets são computadores portáteis voltados para atividades de mídia de baixa complexidade. Os comandos são feitos diretamente da tela do computador, possibilitando aproximar uma imagem ou mudar a posição para alterar a organização dos dados exibidos na tela.

PASSO 2:
        O projeto Esperança com tecnologias para educação irá contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança uma vez que vivemos em um mundo onde a sociedade exige cada vez mais o aperfeiçoamento das pessoas em relação às novas tecnologias de informação e comunicação e não deve ser ignorado pelas escolas, onde afinal é o começo da socialização e da inserção  na sociedade.

 É preciso ter cuidado e atenção nessa fase de Alfabetização, pois a criança vem de experiências em que aprendiam por meio de brincadeiras e atividades lúdicas. Com todo o desenvolvimento tecnológico faz-se necessário pensar em novos paradigmas e é importante pensarmos sobre a relação educação/tecnologia. Um trabalho direcionado a inclusão digital e a alfabetização devem destacar que a questão das aprendizagens da leitura e da escrita e das novas tecnologias não processos paralelos, mas como processos simultâneos e complementares.

          Por isso constatamos que através desse projeto há uma necessidade da aquisição de equipamentos que auxilie o ensino-aprendizagem de nossas crianças no processo de alfabetização.

A instituição de ensino deve ter total domínio das novas tecnologias. A utilização dessas tecnologias é um elemento de motivação que atrai a atenção dos alunos com salas de multimídia com TV, DVD, home theater, notebooks, lousas interativas, mesas educacionais de alfabetização, computadores, impressoras, tabletes para as crianças com jogos pedagógicos etc.

Na escola haverá reais mudanças no sistema atual, o aluno saberá criar, e pensar contribuindo para um mundo com menos desigualdade mais respeito e humanização. É fato que a tecnologia da informação e comunicação não só complemente, mas transforme a aprendizagem sendo determinante na entrada dos jovens para a vida ativa, auxiliando o desenvolvimento das funções cognitivas mais elevadas. O computador pode dar uma grande contribuição no processo educativo, isto porque pode ajudar a criar situações de aprendizagem ricas, variadas e estimulantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (205.4 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com