TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COLETA DE LIXO E SEU DESCARTE EM CAMAÇARI

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.164 Palavras (17 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 17

A COLETA DE LIXO E SEU DESCARTE EM CAMAÇARI, COM ÊNFASE NA COLETA SELETIVA E SEUS ASPECTOS SOCIAIS E DE SUSTENTABILIDADE.[1]

Marcus Vinicius Oliveira²

Polyanna Giffoni ²

Thiago Silva Paim²

Alan Sampaio³

RESUMO

Com os avanços industriais, urbanísticos e demográficos, houve um grande aumento na acumulação de resíduos que passou a ter composição cada vez mais diversificada e perigosa. Insta salientar que a má disposição deste material provoca sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. O município de Camaçari sofre, também, com essa problemática, haja vista tratar-se, além de cidade urbana, de uma cidade industrial, aumentando, assim, a preocupação quanto a este tema. Por consequência faz-se necessário criar políticas públicas para tentar amenizar a degradação ambiental e o lixo urbano, que é uma das maiores preocupações de ordem sanitária e ambiental de quem gerencia a administração de qualquer cidade brasileira, utilizando desta situação para benefício da comunidade com políticas de coleta dos resíduos.

PALAVRAS CHAVES: Sustentabilidade. Lixo. Coleta. Urbanização. Desenvolvimento.  Indústria. Bem-estar social. Qualidade de vida. Camaçari

ABSTRACT

With the industrial, urban and demographic developments, there was a large increase in the accumulation of waste that has to take up increasingly diverse and dangerous. Calls point out that poor disposal of this material causes serious damage to the environment and human health. The city of Camaçari also suffers with this problem, given that this is in addition to urban city, an industrial city, thus increasing the concern over this issue. Therefore it is necessary to create public policies to try to mitigate environmental degradation and urban waste, which is a major concern of health and environmental concerns of who manages the administration of any Brazilian city.

KEYWORDS: Sustainability. Garbage. Collect. Urbanization. Development. Industry. Scavengers. Social welfare. Quality of life. Camaçari

INTRODUÇÃO

O presente trabalho parte de um breve panorama da poluição gerada por uma coleta e descarte de lixo não realizados – ou realizados de maneira errada - que gera inúmeros danos ao meio ambiente e a saúde da população camaçariense. Esses danos aumentam significativamente quando tratamos de lixo tóxico gerado pelo polo petroquímico da cidade. Diante dessa situação, realizamos um estudo acerca da coleta e descarte de lixo em Camaçari, junto com a atuação das cooperativas que trabalham com materiais recicláveis e os catadores de lixo locais, a fim de conscientizar para que evite- se danos ambientais maiores.

Com todos estes fatores elencados, torna-se difícil uma destinação adequada para os resíduos que são produzidos diariamente, tendo em vista que cada vez mais faltam espaços adequados para este fim, pois com o processo de urbanização, e com a consequente zona de migração pendular que este munícipio se tornou por conta do seu desenvolvimento industrial, acaba havendo uma expansão destes resíduos, dificultando fazer a destinação de seus resíduos de tal maneira que não comprometa a saúde pública nem o meio ambiente, ou pelo menos, que os impactos causados pela má disposição desses resíduos sólidos sejam minimizados, proporcionando uma boa qualidade de vida para a população local.

Visto isto, tentamos, de forma objetiva e esclarecedora, trazer para a comunidade camaçariense a realidade do município sobre esta problemática, as efetivas formas de que a administração pública local realiza para diminuir os riscos ambientais causados por conta do acúmulo exorbitante de resíduos sólidos urbanos e industriais, explicitando a forma de coleta e descarte destes resíduos e investigando suas possíveis irregularidades, a fim de contribuirmos para o desenvolvimento ambiental e urbano, com a consequente melhoria da qualidade de vida urbana para esta geração e gerações futuras.

Uma dessas investigações está na coleta de Lixo. Reciclar é mais que transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo, mas acima de tudo, é transformar vidas, dar dignidade àquelas pessoas que não mais a tinham. Inicialmente esta prática foi despertada como um meio de ajudar o planeta Terra, porém os benefícios foram além da busca por salvar o planeta e, hoje, para muitas pessoas que realizam este tipo de trabalho, a reciclagem é a maneira que encontraram para prover seu sustento e de sua família.

Através de cooperativas, algumas pessoas se juntam de forma organizada, em prol de um interesse comum, e transformam o que para muitos é lixo em novos produtos. Assim faz a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), fundada em 23 de setembro de 2000 e que funciona desde 2003 em um galpão cedido pela Prefeitura Municipal de Camaçari, no Loteamento Espaço Alpha, no Jardim Limoeiro.

Ao longo desse artigo, delimitaremos o trabalho desta Cooperativa, bem como a atuação do Município para a melhoria da qualidade de vida de seus munícipes, por meio da LIMPEC.

  1. A LIMPEC

A LIMPEC – LIMPEZA PÚBLICA DE CAMAÇARI, é uma Empresa Publica. Foi criada através da Lei Municipal nº. 078/78, em 05/09/78, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. Os seus serviços foram autorizados pela Prefeitura Municipal de Camaçari, com Concessão Exclusiva para todo o município, especialmente na área industrial. O Estatuto Social, constante do Decreto Municipal nº. 301/78, foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 16/12/78 .  

Sua composição acionária é constituída dos seguintes percentuais: Prefeitura de Camaçari - 94%, Conder - 3 %, Sudic - 3 %.  

Os serviços da LIMPEC, podem ser resumidos em Coleta de Resíduos Sólidos : Urbanos e Industriais e os serviços regulares e especiais: Varrição de Vias e Logradouros, Roçagem Mecânica e Manual, Capinação, Sacheamento (retirada das vegetações existentes nos pavimentos das vias públicas), Perfilamento (retirada das vegetações próximas aos meios fios), Levantamento de Terras (próximas aos meios-fios), Pintura de Meios Fios, Lavagem de Vias e Logradouro, Limpeza das Praias, Limpeza em Eventos Especiais, Poda de Árvores, Remoção de Animais Mortos em Vias Públicas, Disponibilização de Sanitários Públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com