TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie de FÉ

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

[pic 3][pic 4]

O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).

Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que é filosofia e como ela pode ser utilizada no contexto escolar?

R: Filosofia é o estudo da verdade, conhecimentos... no contexto escolar ela busca explicar os conceitos de homem, sociedade, cultura, ideologia etc.

  1. Explique o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).

R: Exercício filosófico não é só senso comum, ele envolve várias etapas, tem que entender as crenças, princípios, sentimentos, práticas e superstições. A filosofia precisa que a pessoa tire de si vários preconceitos, precisamos de cabeça aberta, e o exercício confere em 3 etapas.

A primeira é inventariar valores que explicam e orientam a própria vida, precisa, portanto, ver quais valores compreendem e orientam a o que for pesquisado

Depois de conhecer os valores, vem a crítica, tem que se questionar as práticas, princípios norteadores.

Após questionar as críticas, é o momento de construir, valores e significados, compreender e orientar as vidas, assim seguirá na direção mais correta.

  1. Em que consiste o método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica?

R: Sócrates era uma pessoa muito ética, o método socrático tornou-se recurso didático.

A ironia não tinha conotação pejorativa que hoje tem, a intensão do Sócrates era trazer a tona o que a pessoa sabe, pois a Ironia era para manifestar um grande entusiasmo sobe aquilo que o outro está expondo e fazer com que ele também exponha suas ideias.

Refutação era demonstrar para a pessoa que sua ignorância existe e que conhecimento nunca acaba, e deve se procurar constantemente saber mais.

Maiêutica é quando o indivíduo reconhece a sua ignorância e elabora um conhecimento mais próximo da verdade pois busca aprender mais.

Para Sócrates, o professor auxilia o nascimento do conhecimento mais verdadeiro.

 

  1. Pautando-se no Mito da Caverna, explique a teoria de Platão sobre o mundo sensível e o mundo inteligível.

R: Platão evidencia que as pessoas estão presas ao mundo sensível, que é a ignorância, viver na “caverna” onde não se é capaz de conhecer verdadeiramente as coisas, sendo que no mundo inteligível é o mundo do conhecimento das ideias gerais, da verdade.

A educação deve tirar os alunos da ignorância, mediando o senso comum e o conhecimento cientifico.

  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

R: Aristóteles propunha que os educadores compreendessem e respeitassem a natureza do aluno, conhecendo suas limitações, virtudes e também a formação de bons hábitos e produtividade.

Ele mostrava que o passo mais importante para seguir é o de desenvolver a inteligência e a razão e a educação. Precisa-se aprimorar isso. Ou seja, a contribuição de Aristóteles a educação, a razão e a experiência lado a lado para o conhecimento.

  1. Argumente sobre a filosofia na Idade Média.

R: A filosofia na Idade Média teve dois movimentos de destaque, Patrística e escolástica.

Patrística foi a filosofia que a igreja católica propagava com intuito de legitimar sua doutrina, converter pessoas.

Agostinho elabora a teoria da iluminação que segundo ele só teríamos a verdade imutável se Deus dessa essa dádiva, claro que para isso deveriam seguir os ensinamentos católicos. A fase patrística, deu espaço para a Escolástica que foi desenvolvida por Tomas de Aquino e afirmava que com o auxílio dos sentidos e do intelecto a verdade também pode ser compreendida, mas sem desconsiderar a fé. Portanto para ele “O conhecimento começa pelo contato com as coisas concretas, passa pelos sentidos internos da fantasia ou imaginação até a apreensão de formas abstratas. ”

  1. Sintetize as principais contribuições de Descartes, Bacon, Locke, Rousseau e Kant para a educação.

R: Descartes contribuiu para educação com a valorização do pensamento racional e o método para chegar ao conhecimento da verdade. Para ele só é verdade o que for totalmente evidente e podemos saber usando seus 3 princípios: Dividir hipótese, enumerar a dificuldade e começar a resolver cada uma pelas mais fáceis.

Bacon contribuiu, pois, suas ideias mostravam a importância em experimentar no processo de investigação, testar e ainda enfatizava que o conhecimento cientifico devia ser utilizado para o desenvolvimento humano.

Locke era contrário à ideia inata de Descartes, para ele não basta só conhecimento ou certeza da existência de um Deus, pois algumas culturas não possuem essa representação divina. Ou seja, o ser nasce racional, mas precisa exercitar esse conhecimento e aprender cada vez mais, porem só é possível com a educação integral da pessoa, em todos seus aspectos.

Rousseau ressaltava a importância de que a educação formasse o cidadão que zela pelo bem coletivo e liberto, também contribuiu para a igualdade como pilar da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (514.6 Kb)   docx (204.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com