TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisonado: A Gestão e Docência

Por:   •  23/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

 

 

 

 

 

 

 

RICARDO COSTA E SILVA, RU 1255966

TURMA: LICENCIATURA EM FILOSOFIA OUT/2016

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: GESTÃO E DOCÊNCIA

[pic 1]

 

SETE LAGOAS

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

 

 

 

 

 

 

 

RICARDO COSTA E SILVA, RU 1255966

TURMA: LICENCIATURA EM FILOSOFIA OUT/2016

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: GESTÃO E DOCÊNCIA

 

 

 

 

 

Relatório de Estágio Supervisionado – observação e prática: Gestão e Docência, apresentado ao Curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

                           

                                             

 

 

 

 

 

SETE LAGOAS

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO ....................................................................................5

3. INSTITUIÇÃO ESTAGIADA............................................................................6

3.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA........................6

3.2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA, CAMPO DE ESTÁGIO..........................6

3.3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO.........................6

3.4 ROTEIRO DE ATIVIDADES OBSERVADAS................................................7

3.5 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO..........................8

3.6 CARACTERIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS.......................................................8

3.7 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA........................................9

3.8 PLANO DE AÇÃO – GESTÃO ESCOLAR....................................................10

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................13

7 REFERÊNCIAS .............................................................................................14

        

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio supervisionado – Observação e prática: Gestão e Docência que foi realizado na Escola Estadual Professora Dora Silva na cidade de Caetanópolis/MG, que teve como objetivo observar vivencias práticas nas áreas de Gestão e Docência, na construção do ensino e aprendizagem na instituição observada.

O estágio visa a compreensão da Gestão Escolar, no âmbito da aplicação, das normas e regras, e os processos de transmissão de conhecimento de forma geral, com olhar sistêmico no processo de assimilação de aprendizagem na execução das múltiplas tarefas que envolve todo o processo de Gestão.

Um dos meios utilizados foi a observação e prática, saber como os gestores, professores e demais membros da escola se utilizam do conhecimento e do espaço que possuem para transmitir aos alunos de forma pautada e contextualizada os pontos chaves para a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. Estudar as práticas educativas apresentadas e discutidas no intuito de melhores qualidades nos processos de conhecimento para os alunos, buscando a formação de verdadeiros cidadãos para nossa sociedade.

O Estágio Supervisionado: Observação e Prática: Gestão e Docência, perfaz uma carga horária de 100 horas. Dentro desta carga horária foi verificado como a escola e seus representantes buscam meios de melhorias na qualidade do ensino aplicado, envolvendo a todos no processo, na construção não apenas de conhecimento, mas de valores únicos para com seus alunos.

Sempre surgem sugestões e verificação e estudo de novas práticas pedagógicas afim de contribuir com um projeto de maior eficiência dentro da ciência da educação.

Assim a Gestão Escolar apresenta-se com caráter especial, na execução das múltiplas tarefas desempenhadas pela escola, entre os professores, pedagogos e diretor, que visam os diversos aspectos de seus alunos, priorizando soluções e melhorias, além de novas metodologias, afim de construir cidadãos reais em nossa sociedade. Por isso no estágio, teve a realização de reuniões, conselhos de classes, participação em capacitações pedagógicas, observação ao atendimento aos pais, tudo no intuito de melhor aprendizagem sempre vendo que os próprios gestores escolares não se predem a determinadas normativas e estão sempre a procurar mudanças dentro das normas da instituição, onde se coloca o aluno em primeiro lugar, sabendo da sua importância para o futuro da sociedade.

Dentro da formação em Licenciatura em Filosofia, tem como ponto apresentar o “Plano de Ação” dentro da Gestão Escolar. O plano de ação precisa ter como foco a importância da execução das tarefas aplicadas ao ensino-aprendizagem para desenvolvimentos dos alunos em diversos âmbitos do ser, diante de suas inúmeras necessidades.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

A realização da gestão escolar possui como objetivo a integração de todos os envolvidos, para atender as necessidades dos alunos que possuem em grande número de variedades. A Gestão Escolar é a base da Instituição Escolar, onde está instituição deverá se estruturar, planejar ações, dentro de uma metodologia que tenha a participação de todos os membros da instituição. Diante da Lei e Diretrizes e Bases Nacional nº 9.394 de 1996, assegura a implementação democrática dentro da escola, buscando uma identidade, através dos gestores, pais de alunos, professores, demais colaboradores e principalmente a própria comunidade que está inserida para estabelecer um princípio de ideias e sugestões, visando melhorias, onde o objetivo comum é formar o aluno, um cidadão crítico-reflexivo e que venha ser a base da nossa sociedade, para que ela torne cada vez melhor para as vivências de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com