TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência Genética Gattaca. Explicando o Filme.

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 6

Filosofia

Gattaca: Experiência Genética

Relatório

Gattaca: Experiência Genética (ficção                               cíentifica)                               

        A narrativa tem como centro da ánalise a vitória de Vicent sobre a estrutura social dominante e a forma como este personagem consegue ludebriar todo um sistema baseado na estrutura da estratificação social- biológica.

       Este Filme tem base em contar um história em que Vicent nasce como um  inválido  por ter vários previsões de doenças em várias partes do corpo, como, doenças no coração e tem uma expectativa de vida de  trinta anos e dois meses, considerado pela sociedade como um portador cónico de doenças. Resolvem então ter  o segundo filho pela forma tradicional da época. Nasce Anton que, desde a infãncia, apresentava uma vitalidade a aceitação social favorável, diferente do irmão.

         Vicent então tem o sonho de ser um astronalta sendo que seus pais não apoiam na ideia. Ao vencer seu irmão geneticamente superior em uma corrida de natação, Vicent decide perseguir se sonho de ser piloto ma empresa espacial Gattaca. O nome Gattaca, criado a partir das iniciais das quatro substância que compõem o DNA; as cadeias nitrogenada Timina, Citosina, Guanina e Acadenia.

          É então que Vicent conhece Eugene. Vicent assume a identidade de eugene fazendo com ele se torne semelhante a ele para sustentar a identidade. Ao passar por um válido Vicent cansegue tornar-se um dos melhores pilotos de Gattaca e um dos reponsáveis pela missão do ano a Titã, a 14ª lua de saturno. No entanto, ao ser assassinado um dos diretores da empresa, Vicent sendo um iválido torna-se o principal suspeito sendo que o assassino tinha sido seu chefe que, contudo, matou ao diretor  à pancada. Vicent volta a reecontrar o seu irmão e volta a vencê-lo, mostrando força  da vontade. Encerra a vitória concretizada de Vicent sobre o sistema de biocontrole e a sua partida para Titã.

       

                           Crítica

            O filme nos conduz a uma reflexão quanto às implicações éticas da engenharia genética, a pensar os problemas oriundos das pesquisas em biologia e medicina e suas implicações morais conduzindo-nos a questionar valores seletivos da sociedade contemporânea buscando mensurar ou refletir neste contexto o que seriam escolhas certas, ou erradas. Temos inserido nesta proposta de questionamento um enfoque Bioético que propugnando pelos limites delineados pelo Biodireito impõe-nos a busca por respostas a questões tais como: • Seria ético que os pais escolhessem o sexo e outras características da criança? • Uma pessoa deve ser informada se um teste genético indicar que ela poderá desenvolver uma doença incurável no futuro? • Empresas e companhias de seguro têm o direito de realizar testes genéticos em seus funcionários ou em candidatos a um emprego para detectar doenças que poderão se desenvolver no futuro? Imitando a ficção, já dispomos de testes genéticos capazes de prever com segurança as chances de certas doenças graves se manifestarem. Num futuro próximo, será possível usar a engenharia genética para prevenir o aparecimento de certas doenças e também para escolher filhos sem determinadas doenças, o que se traduz em um inquestionável beneficio para a humanidade.                                                                  Esses procedimentos ficarão restritos à busca pela cura de doenças ou as pessoas poderão se achar no direito de escolher algumas características de seus filhos, como a cor dos olhos ou o nível de inteligência? Acaso constituirá o poder de escolha uma divisão entre os que poderão pagar por esses testes e, em alguns casos, por sua cura, e os que não poderão? Nesse caso, estaríamos diante de um grave risco de discriminação baseada no código genético de cada um, e temerariamente nossos problemas não parariam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com