TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia na Idade Moderna

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CRISTIANISMO

Acadêmicos:

Edison Lima

Carleomar Pereira

Karollyne Cardoso

Fernanda Gomes

João Carlos Ribeiro

Hilana

                                                        Araguaína/ TO

Abril de 2017

  1. PRINCIPAIS CARACTRISTICAS DO CRISTIANISMO

 

O Cristianismo é a religião daqueles que creem em Jesus Cristo, segundo o contexto histórico cristão, o “Salvador” foi enviado a terra por Deus para redimir os pecados, contudo foi morto na cruz injustamente por difundir suas ideologias. Ressuscitado ao terceiro dia, ele vive na glória eterna até um dia que irá retornar e levar todos para o reino dos céus. (BIBLIA)

Contemporaneamente, a religião de cristã conta com um grande número de seguidores sendo considerada a maior religião do mundo. Caracterizada por ser uma crença monoteísta, acredita na existência de um único Deus, tem como fundamento principal a vida post mortem. Ademais, é necessário frisar que os adeptos a ideologia buscam seguir os escritos contidos na Bíblia Sagrada, livro dividido em Antigo e Novo Testamento no qual conta a história do mundo- do ponto de vista cristão-, a vida de Jesus, as leis, os mandamentos, entre os assuntos.

  1. Papel da Igreja e do Estado na Idade Média

      Após a derrocada do Império Romano foi possível observar mudanças significativas nas estruturas sociais, no que diz respeito a superestrutura ideológica, a igreja católica conquistou grande espaço político e econômico além de ter forte influência na vida dos membros daquela recém-formada sociedade feudal. A priori a essa ascensão, é necessário salientar que o Cristianismo conseguiu uma grande reviravolta após o édito e a conversão de Constantino ao cristianismo, a partir daí a Igreja Romana acumulou riquezas e prestígios.  Contudo, o cristianismo não aceitava que fossem contrários aos seus dogmas, caso fossem contrários eram punidos. Outro fator importante era que a igreja católica pregava o cristianismo as pessoas sem condições financeiras e influenciava o poder político na elaboração de leis e principalmente no comportamento da sociedade

     Com a advento do feudalismo houve uma descentralização do poder estatal para os senhores feudal, ademais a igreja, segundo Wolkmer (2001), delegou para si uma boa parte do poder do ensino político, filosófico, religioso entre outros.

  1. PRINCIPAIS ASPECTOS DO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO

Santo Agostinho nasceu em Tagaste, norte da África, no dia 13 de novembro do ano 354, filho de um pagão e uma ávida religiosa teve grande influência da personalidade dos pais para a construção do seu caráter. Agostinho de Hipona, como também era conhecido, iniciou seus estudos aos 17 anos quando viajou à Cartago, retornando aos 20 anos como professor trouxe consigo uma mulher e filho e uma mente cheia de incertezas e dúvidas, influenciado pela mãe busca a compreensão da vida na religião. Em suma, apesar disso, o clérigo não se sentia satisfeito como sua vida e a posteriori ingressando em uma vida totalmente voltada aos serviços de Deus.

Agostinho é considerado um dos maiores filósofos do período medieval, seus estudos influenciaram a percepção de muitos estudiosos até os dias atuais. Em primeiro lugar, é de fundamental importância ressaltar que o filósofo foi o expoente de uma corrente doutrinaria denominada Patrística, o Bispo ajudou a fundar as bases da Igreja Católica partindo de um pressuposto da análise da vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza, porém, o conhecimento e as ideias eram de origem divina. Ainda nessa perspectiva, o ponto de partida é a defesa dos dogmas cristãos e na luta contra a acusação pagã que culpavam os cristãos sobre determinados fatos ocorridos durante a derrocada do Império Romano.

Autor de muitas obras influenciadoras, o Bispo de Hipona tem como lume principal dos estudos cristãos a obra Cidade de Deus, fala da história humana que percorre um eterno dualismo entre o bem e o mal, a santidade e o pecado no qual ele frisa que a Civitas Dei foi fundada por descendentes de Abel e nela integra aqueles que são livres o pecado, em contrapartida a cidade terrena fundada por descendentes de Caim e nela vive prerrogativas de um mundo pagão marcado pelo pecado. Portanto e nesse dualismo maniqueísta da cidade celestial que se corporifica os interesses da igreja em sempre buscar reinar o bem contra o mal. (WOLKMER, 2001)

Em uma segunda análise, voltada a relação de Agostinho com a política, é indubitável que havia certa hegemonia da Igreja com o Estado devido a grande influência dessa instituição em todos os aspectos sociais. As fundamentações da lei natural e da lei positiva, da legitimação do poder do governando, a justiça segundo as formulações cristãs- exemplo mais forte é o Tribunal da Santa Inquisição. Portanto, foi baseado em muitos estudos de Santo Agostinho que fundamentaram muitos preceitos políticos e sociais da Idade Média. (WOLKMER, 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com