TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Sexual - Desigualdade

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Uma luta sem fim

A mulher vive O Mito da Caverna de Platão em ambos os sentidos. No sentido de ficar presa a crenças e costumes e no sentido onde ao sair da mesmice ela encontra um mundo podendo ser modificado e melhorado para si.

        Platão em seu texto instiga o ser humano a procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida. Porém, para a mulher atingir esse bem maior, não é uma luta fácil, os inúmeros preconceitos, racismo e a violência vem dificultando o seu posicionamento em relação a sociedade.

“Metade das mulheres vítimas de homicídio são assassinadas pelo marido ou namorado, ex ou atual... superando o câncer e os acidentes automobilísticos. ” (SABADELL, Manual de Sociologia Jurídica, p. 258/259), como viver em uma sociedade e lutar por direitos quando não são aceitas? Até mesmo aqueles que nas juras de amor prometem estar ao lado delas, acabam sendo seus piores pesadelos. Como viver em uma sociedade onde ainda não enxergam o valor real e ideal da mulher?Nem todas as mulheres,principalmente as de classe menos favorecidas, possuem a informação da luta que estão vencendo, e acabam aceitando tais humilhações para não perder casa, família e filhos. Se rebaixam e se submetem a coisas absurdas para agradar a outrem.

A Luta pela igualdade e respeito vem a anos modificando a vida da mulher, possibilitando a ela meios de se defender e mostrando que os costumes da antiguidade não se encaixam mais. Um dos avanços, mesmo a passos muito lentos, é o alcance de nível educacional mais elevado, participando cada vez mais do mercado de trabalho e estão mais representadas na política, com isso, as mulheres conquistam espaço e estão assumindo posições importantes, 47% das companhias brasileiras já possuem mulheres em cargos de liderança, 14% das mulheres já assumem prefeituras no Brasil, 17% das cadeiras no parlamento nacional são ocupadas por mulheres.

Mesmo com uma alta capacidade, e demonstrando que podem e são capazes as mulheres sofrem um enorme preconceito, pelo simples fato de serem mulheres, mas essa luta está apenas no início. Atingir o bem maior, e umotimismo é o que não falta nas mulheres da atualidade, desde 1848 a partir de um movimento denominado Feminismo, onde o principal fator foi conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, desnaturalizar a ideia de diferença entre gêneros e mostrar que a mulher não é apenas um sexo “frágil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com