TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração entre Escola e Comunidade

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM FILOSOFIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Nome: Márcio Lima do Nascimento. RA: 2250030

Polo de matrícula: Monte Alegre - PA

2022

SUMÁRIO

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.

O texto proposto trás diversas reflexões e indagações sobre a educação e os diversos povos. O que foi refletido foi a existência e a importância da educação em cada povo; a sua forma de aplicação; seus métodos de ensino; sua importância para o crescimento e do sujeito e a comunidade-sociedade que a compõem. A educação muitas vezes é vista como padrão-única, como só aquela ensinada é a forma correta. Porém, o texto trás presente que a educação tem suas formas e legitimadas distintas inserida nas diversas culturas e nações, e que cada povo através de sua cultura vivencia e educa as próximas gerações. É instigante pensar que quando queremos que um povo aprenda e conheça a nossa forma de ver o mundo e nossos modos de pensar, não percebemos que estamos interferindo e descartando um conhecimento, uma educação já existente. Cabe a nós refletirmos sobre como inserir e aprender com povos diferentes, suas formas de ensino, e refletir se a nossa educação é uma educação dominadora, imposta, fechada ou uma educação aberta que está atenta a atender as necessidades da sociedade e suas diversidades culturais.

1.2 O Fax do Nirso.

Nesse texto presente, a reflexão dada foi como uma escrita pode faz diferença no mercado de trabalho, como ela pode interferir em uma empresa e como é importante ter um bom conhecimento escrito para atuarmos bem no mercado de trabalho. O texto mostra que o personagem Nirso, é um bom vendedor, porém seu conhecimento de escrita, concordância, conhecimento do português é de baixo nível. E quando seu diretor avalia a forma como escreve dá preferência aos negócios e vem da escrita. Pois bem. É interessante refletir como uma boa educação, perpassada da família, passando pela escola até a vida profissional, mostra e realiza uma diferença na sociedade, nas empresas, nos ambientes de trabalhos. Para sermos bons profissionais necessitamos de um conhecimento da nossa língua; sua forma escrita. É triste ver que a sociedade evoluiu a nível tecnológico com o avanço da ciência, da robótica, da computação, mas, a educação pouco avançou, aos passos lentos. Ambas devem caminhar juntas, pois, com o avanço tecnológico em parceria com a educação as futuras gerações terão melhores condições de adquirirem uma educação de qualidade. Vale apena lembrar que o personagem provavelmente cresceu em uma realidade onde o ensino educativo foi de baixa qualidade, deixando como reflexão que a educação deva atender a todos de forma igualitária, com profissionais capacitados para o ensino.  

1.3 A História do Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

A reflexão feita em cima da história em relação com a educação foi sobre a análise de como as escolas, os ambientes de ensino em nosso país, como os nossos profissionais estão repassando o ensino aos alunos. Cabe nós indagarmos se a relação professor-aluno, existe uma troca de conhecimentos, diálogo, uma abertura para debates. Tirando como exemplo a minha realidade como exemplo, no ambiente educativo aqui, a forma de como se ensina na escola é aquela que o professor chega com os assuntos, atividades, ensina e depois corrige. Eis, aí a falha, talvez o defect da nossa Educação Brasileira, a falta de relação entre professor e aluno, o famoso diálogo educacional, onde mostra que sempre estamos em uma contínua aprendizagem. Não sei se estarei correto em diz, mais a nossa forma de como ensinar, ministrar aulas está mais voltada para uma forma apresentar-plateia, onde só assistimos e não participamos. Para um ensino de qualidade teve a ver diálogo, relação entre o educador e o educando, para haver opiniões, saber as dificuldades dos alunos e seus anseios.

1.4 Uma Pescaria Inesquecível.

O texto apresentado e proposto para a atividade traz uma rica diversidade de ensinamentos éticos. De antemão, sabemos que o termo Ética está relacionado com regras, ordem, moral de uma pessoa-indivíduo ou de uma sociedade. E para construirmos bons costumes, uma boa educação, seria de fundamental conduta, a fazer parte da educação de nosso país. Como queremos pessoas éticas se não ensinamos nas escolas e no ambiente familiar? É impossível. O texto traz presente a importância também da educação familiar, um simples gesto que vai perpassar gerações, ensinar os filhos o que é certo e o que é errado, deixando de lado o famoso “Jeitinho Brasileiro”. Saber o que é certo e o que é meu e praticar o certo é agir com prudência e consciência dos valores éticos que regem um indivíduo e a sociedade que o rodeia. É uma pena que estudamos ética muitas vezes no ensino médio, ou só em uma faculdade ou universidade. Deveríamos estar mais atentos para isso.

1.5 A folha Amassada.

O texto traz um ensinamento e uma boa reflexão sobre como lhe dá com nosso sistema emocional, como professor, e em lidar com os dos alunos. Um bom profissional é aquele que está capacitado tanto a nível intelectual como emocional. Professores que não tem controle emocional, podem interferir tanto na educação como gerar conflitos dentro da escola. Saber repassar informações sem agressividade, saber dialogar em momentos tensos. Vale lembrar que é de suma importância que o profissional também saiba orientar de forma pedagógica e psicológica o aluno para refletir nas suas ações, seus atos. Levando-o a ter consciência da importância das palavras dirigidas para as pessoas. Um bom profissional não é aquele que é perfeito e sim aquele que está capacitado nas diversas árias e funções.

1.6 As Lições dos Gansos.

O trabalho em equipe é de suma importância tanto para o crescimento profissional como pessoal. As Lições dos Gansos, tem como ensinamento mostrar como é importante o trabalho em equipe, quais os benefícios, quais os proveitos, o que se pode ser aprendido. Uma escola deve seguir esse exemplo literário. Os professores deveriam atuar no ambiente educativo, nas escolas, com essa forma de “estar juntos”, onde liderança não seja vista como dominação, como ditadura; liderar uma equipe é ser o servo dos servos. É triste quando existe instituições na qual profissionais trabalham de forma isolada, buscando suas próprias finalidades, sempre união, sem proximidade com os colegas profissionais. Atitudes que querendo ou não refletem nas salas de aulas, na qual os aulos percebem que o ambiente educativo está mais propício um campo de carreira solo profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (363.5 Kb)   docx (316.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com