TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jesuitas no processo de Colonização do Brasil

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.744 Palavras (11 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 11

SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ[pic 1]

ROBERTO CÉSAR BRAGA

OS JESUÍTAS NO BRASIL.

URUAÇU/GOIÁS

ROBERTO CÉSAR BRAGA

OS JESUÍTAS NO BRASIL.

Artigo apresentado a professora Angela Cristina  como requisito parcial para a obtenção de nota para o segundo semestre, na disciplina de Estagio Supervisionado.

URUAÇU/GOIÁS

Introdução

        Este presente artigo visa elaborar um panorama geral do inicio da educação no Brasil colonial dando enfoque na presença dos jesuítas em terras brasileiras. A Companhia de Jesus enquanto esteve à frente do projeto pedagógico das então colônias, obteve grandes resultados, e deixou frutos que podem ser colhidos até os dias de hoje.

        A história do Brasil colônia não pode ser desvinculada da história europeia, uma vez que os povos que a compõe, as tradições, os ritos e o modo de viver, aos poucos vão se entrelaçando e formando um novo povo, rico territorialmente, mas também no pensar e inovar.

        Esperamos que com este trabalho fique clara a contribuição positiva dos Soldados de Cristo (como eram comunmente chamados os jesuítas) e, portanto, da Igreja Católica, na formação de um pensamento filosófico, e no alçar voo das reflexões do homem brasileiro, ainda no entendimento da pessoa provida de dignidade e em sociedade, e nas práticas virtuosas que nos levaram as bases da nossa constituição.  

1 Da Europa ao Brasil: Origens de um Povo

Para falarmos da educação jesuíta e podermos dar um panorama daquilo que aconteceu no período colonial e posteriormente no Brasil Imperial, precisamos entender o que aconteceu na Europa e os motivou a sair do conforto já ‘estabelecido’ nas cortes, levando-os a acreditar no poder da aventura e do descobrimento.

Talvez um dos períodos mais impressionantes durante toda a história do Brasil, seja o período colonial, que inicialmente foi vivido pelos primeiros brasileiros, e aqueles que migraram do ‘velho mundo’ como uma nova Europa, observamos nessa época a migração dos costumes, do pensamento e do estilo de vida dos povos europeus, somente posteriormente deu-se margem para que surgisse a cultura brasileira.  Temos ali naquele momento, uma grande mistura de povos acontecendo, a miscigenação da qual resulta o homem brasileiro, iniciou ali. O índio conhecendo o europeu, e o europeu descobrindo que ainda havia coisas a serem desveladas no mundo todo. Impregnado nas mentes dos europeus da época, estava à ideia de que tudo o que poderia ser conquistado e explorado já tinha sido descoberto. A nobreza europeia vivia no esbanjamento, eram célebres os bailes dos salões franceses do Louvre, na Inglaterra jorrava-se o ouro vindo das colônias africanas, e na Espanha existiam as caravelas mais deslumbrantes de todo o mundo composta por centenas de navios, a frota espanhola era realmente impressionante.

O continente europeu é antigo, os povos, mais particularmente os camponeses que o habitavam, estavam esgotados do trabalho duro sob o julgo dos grandes senhores feudais, a riqueza gerada nos campos e os altos impostos cobrados pelos nobres já não eram mais suficientes para nutrir o luxuriante estilo de vida da coroa, o modo de viver já não era mais o mesmo, rapidamente as maiores potências da idade média, Inglaterra, França e Espanha começam a viver momentos de crise, tudo isso agravado pelo crescente numero da migração de pessoas dos campos para áreas urbanas, e ainda pela Peste Negra que matou milhões. A guerra dos cem anos entre Inglaterra e França acabou gerando mais fome e miséria ainda, e com ela os burgueses, talvez os únicos que conseguiram lucrar com esta, obtiveram o poder econômico e o livramento dos empecilhos dos nobres que tanto desejavam, para expandir os seus negócios e dar margem para iniciar a revolução marítima, era a nobreza que perdia o seu poder.

A necessidade associada ao espírito desbravador do europeu, fez com que rompessem suas formas ultrapassadas de ver o mundo, e uma antiga lenda do continente, que no passar dos séculos foi tomando forma na cabeça do homem. A frase “Non Terrae Plus Ultra[1]que significa, “Não há terras mais Além”, foi adotada pelos povos europeus, quase como uma certeza, principalmente pela Espanha, para demonstrar que tudo o que poderia existir, e as terras que poderiam ser descobertas já haviam sido povoadas. O Estreito de Gibraltar marcava os confins do mundo. Obviamente essa afirmação foi enfraquecida com o grande avanço marítimo notado a partir do final do século XV e inicio do XVI, que acabou resultando no descobrimento das Índias, e do Continente Americano.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil[2] (GUIRADO, 2001). 

Com a descoberta das novas terras, povoa-las tornou-se primordial, portanto a Terra de Santa Cruz, como inicialmente o Brasil foi chamado, transformou-se numa colônia portuguesa.

Desde o descobrimento até meados do ano de 1759, contamos com a presença dos padres jesuítas na catequização e evangelização dos povos aqui encontrados, o que será decisivo para a implantação da educação no Brasil colonial. Temos ai o inicio do pensamento brasileiro. A partir deste instante sob a influência europeia e dos seus filósofos, e do olhar atento dos jesuítas, inicia-se a construção de uma das maiores nações do mundo contemporâneo.

2 A Importância dos Jesuítas, e a sua Formação Filosófica Escolástica

        Sobre a importância dos jesuítas no contexto social brasileiro, principalmente na educação e catequização dos povos indígenas e na valorização do homem colonial, percebemos a sua singular relevância.

        Portugal para defender seus interesses em relação ao Brasil precisou iniciar uma rápida ocupação do litoral brasileiro em virtude do avanço de caravelas inglesas e espanholas, além das francesas, que também demonstravam certo nível de interesse por nossas terras, essa ocupação foi caracterizada pela inserção de mecanismos para a educação do homem na colônia, tarefa que confiada aos padres jesuítas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (288.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com