TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGADOS FILOSÓFICOS A CERCA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

LEGADOS FILOSÓFICOS A CERCA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA

A colaboração da filosofia para o mundo atual é fruto de uma continuidade de evoluções sociais que ocorreram e ocorrem desde os primórdios da civilização. O modo de pensar e a resposta a esses pensamentos sempre foi o foco do questionamento filosófico, que, em todos os momentos, propõe teorias sobre a existência.

A Filosofia surge através dos questionamentos de alguns gregos insatisfeitos com as respostas da tradição e da mitologia acerca de assuntos existenciais e da vida em sociedade, demonstrando a partir de então que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer todo o universo e ao próprio ser humano.

Assim, por exemplo, graças aos gregos, no século XVII, o filósofo inglês Isaac Newton estabeleceu a lei da gravitação universal de todos os corpos da Natureza.

A ideia de que os seres humanos, por natureza, buscam ao conhecimento, à felicidade, à justiça e que as práticas humanas, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem do debate e da discussão, da nossa escolha racional, de nossas preferências, segundo certos valores e padrões, que foram estabelecidos pelos próprios seres humanos e não por imposições misteriosas, sejam elas divinas ou naturais, e impossíveis de serem conhecidas.

A fundamentação do conhecimento por trás da ciência, do método científico, é uma das heranças mais importantes que a filosofia moderna e contemporânea nos deixou, o qual traçou a base de todo o conhecimento atual.

Na idade média, por exemplo, através da escolástica, método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca dos séculos IX ao XVI, a linha do filósofo Tomás de Aquino defendeu uma certa autonomia da razão na obtenção de respostas, buscando a harmonização entre razão e fé, além do fato de Aquino ter resgatado o pensamento filosófico grego marcando toda a Europa, em contextos cristãos e seculares.

A filosofia escolástica deixou sobretudo ao nosso contexto pós contemporâneo, o seu notável rigor metodológico e dialético, que estabeleceu desde então diretrizes e métodos a serem seguidos para a formulação de um conhecimento, além da criação de excelentes universidades que serviram como precursores para o ensino da filosofia e formação de novos filósofos.

A filosofia nos trouxe também o conceito de ética e moral atuais, que são pilares importantes para a sociedade, tendo em vista que a convivência entre pessoas gera conflitos e por isso, deve se estudar tais conceitos a fim de pacificar as relações sociais e culturais. Outro legado de suma importância, é do questionamento e crítica de uma verdade, pois a própria filosofia ao longo de sua história demonstrou que nenhuma verdade é absoluta e que o conhecimento sempre se aprofunda.

A filosofia moderna através do iluminismo, desenvolveu com grande qualidade a enciclopédia lançada em 1751 e 1772, que pretendia reunir todo o saber humano até então. Os ideais iluministas foram usados como base para a revolução francesa e na declaração dos direitos do homem e do cidadão, além da declaração de independência do EUA.

Hoje, novas disciplinas baseadas na filosofia começaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com