TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa conceitual epistemologia

Por:   •  2/6/2015  •  Resenha  •  4.147 Palavras (17 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

CURSO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

BRUNA DETÂNICO

FERNANDO LORANDI ERLO

GREICI GALIOTTO

RENATA SCOLARE

PROGRAMA 5S:

TEORIA E APLICAÇÃO

CAXIAS DO SUL

2014

  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho será apresentada a pesquisa referente ao programa 5S, também abrangendo o estudo para os programas 8S, 10S e 13S, sendo estes extensões do programa inicial. Através desta pesquisa, temos uma introdução de como o programa surgiu no Japão pós-guerra e auxiliou na reconstrução de um país abalado e a fundamentação teórica dos sensos utilizados no programa.

Esta pesquisa teórica servirá de embasamento para posterior aplicação prática em uma empresa situada em Caxias do Sul, onde se podem identificar diversos problemas enfrentados que, com a aplicação dos conceitos do programa, podem ser aprimorados.

 


  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. O Programa 5S

        A Administração Japonesa que conhecemos hoje teve seu início na década de 1950, quando os valores e princípios japoneses se uniram às práticas e técnicas administrativas norte-americanas. Juran (1954) relatou, em convite dos japoneses, os aspectos do controle de qualidade, dizendo que a qualidade é responsabilidade de todos dentro da empresa, e não só objetivo de um departamento específico.         

        O Programa 5S surgiu também em meados de 1950 no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Não se sabe ao certo quem foi o seu criador, mas diversos autores apontam que o seu consolidador foi o ilustre Dr. Kaoru Ishikawa. O Programa consiste em uma metodologia de trabalho adotada por diversas empresas japonesas no período da reconstrução pós-guerra. Essas empresas que estavam em processo de desenvolvimento industrial começaram a adotar um método para obter total qualidade nos processos produtivos.

Para Deming citado por Koiti Egoshi (8/8/2006) os métodos japoneses aspiram uma estabilidade financeira e emocional ao empregado, porém acima de tudo, prezam a harmonia em tudo e todas as coisas. Baseado nos princípios religiosos do Confucionismo e Taoísmo, a harmonia vem em primeiro lugar. Independentemente de diferenças e contrariedades, alegria ou tristeza, vitórias ou desgraças, a harmonia entre as pessoas é prioridade maior. Com o passar dos anos, essas técnicas foram sendo cada vez mais utilizadas e hoje funcionam como referência para milhares e milhares de empresas ao redor do mundo.

  1. Objetivos do Programa 5S

 

        Para o professor Edinilson Zanini, blogueiro do Portal Digital, o programa 5S consiste em um modelo de gestão produtiva voltado para o aperfeiçoamento dos bens de consumo e serviços prestados, de modo a atribuir-los máxima qualidade, eficiência e disciplina no ambiente de trabalho.

        O método possibilita a utilização responsável e sustentável dos meios de produção, principalmente no que se diz respeito aos recursos físicos, tais como, equipamentos, matérias-primas, instalações industriais, etc.

        Outro aspecto importante é a base educativa do programa, o qual gera uma mudança de hábitos e comportamentos organizacionais, com a finalidade de combater a desordem, o desperdício, a falta de limpeza e higiene, os conflitos humanos, a instabilidade administrativa e, sobretudo a ineficiência logística.

        Entre os principais benefícios gerados pela adoção da metodologia estão:

  1. Aumento imediato da produtividade da empresa;
  2. Melhora do clima organizacional;
  3. Promoção da segurança;
  4. Motivação dos funcionários;
  5. Competitividade da empresa nos mercados atuantes;
  6. Administração eficaz dos tempos e movimentos;
  7. Redução dos gastos corporativos com insumos gerais;
  8. Diminuição da depreciação dos materiais, do trabalho, das plantas físicas e do patrimônio da empresa;
  9. Aprimoramento da qualidade dos produtos finais;
  10. Diminuição dos acidentes e imprevistos no ambiente de trabalho;
  11. Maior satisfação dos funcionários, dos gestores e dos acionistas;
  12. Adequação dos ciclos produtivos;
  13. Diminuição ou eliminação de estoques e ociosidades;
  14. Maximização dos lucros;
  15. Maximização da criatividade;
  16. Descarte adequado de materiais não utilizáveis;
  17. Maior disponibilidade de espaço físico;
  18. Melhor conservação dos equipamentos;
  19. Layout adequado;
  20. Agilidade no solucionamento de problemas produtivos.

  1. Sobre o Programa

        

Segundo dados da revista eletrônica Info Escola (s/d), o Programa 5S consiste na implementação de cinco fatores que promovem melhorias nas corporações. Estes fatores derivam de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, os quais representam sensos indispensáveis, os quais a empresa deve adotar para obter êxito em relação ao programa. São elas:

  1. SEIRI (Descarte);
  2. SEITON (Arrumação);
  3. SEISO (Limpeza);
  4. SEIKETSU (Saúde e Higiene);
  5. SHITSUKE (Disciplina).

  1. SEIRI – Senso de Utilização ou Descarte

O Senso de Utilização ou Descarte refere-se à separação dos materiais essenciais e necessários ao ciclo produtivo, de forma a isolá-los daqueles desnecessários, eliminando inutilidades. Desta forma, pode-se repassar aquilo que é supérfluo a fim de reaproveitar esses materiais, ou mesmo descartá-los, nos casos em que não haja o que ser feito com os mesmos.

  1. SEITON – Senso de Arrumação ou Organização

O Senso de Arrumação ou Organização consiste em alocar cada material em um lugar e todas as coisas em seu lugar. Este senso permite a fácil e rápida localização dos materiais devido a estes serem alocados em locais fixos, próprios e os mesmos estarem sempre organizados. Evita perdas de tempo e energia na localização dos objetivos e permite melhor monitoramento dos fluxos de insumos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (647 Kb)   docx (425.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com